Arara, do artista Fábio Souza. Foto: Murillo Denardo/Divulgação
Arara, do artista Fábio Souza. Foto: Murillo Denardo/Divulgação

O Maior Zoológico a Céu Aberto do Mundo, como é reconhecido o Zoo Urbano, está de volta com sua sexta edição oficial. O projeto apresenta uma nova exposição, intitulada “Animais Notáveis”, que entra em cartaz hoje, dia 8, e segue até 9 de setembro no Parque Mundo das Crianças.

Com o principal objetivo de promover a conscientização e o engajamento da comunidade em relação à preservação do meio ambiente, “Animais Notáveis” traz esculturas gigantes, feitas com materiais reciclados e ressignificados, que têm o intuito de provocar reflexões sobre a transformação do lixo em obras de arte e a importância da conservação da fauna brasileira.

As obras expostas apresentam animais notáveis representados nas cédulas de real brasileiras, como a tartaruga de pente, a garça, a arara, o mico-leão-dourado, a onça pintada, a garoupa e o lobo-guará.

“O Zoo Urbano – Animais Notáveis é uma celebração da arte, da consciência coletiva e do poder transformador dos materiais reciclados. O projeto cresce com desdobramentos e edições paralelas, impactando positivamente a sociedade e criando conexões através da beleza e significado das nossas obras”, comenta o curador da exposição, Roberto Parisi.

Além da exposição, o projeto oferece oficinas imersivas para os artistas, abordando temas como materiais reciclados, estrutura e impacto ambiental, com base na expertise adquirida nas edições anteriores.

Lobo-guará, do artista Fernando Berg. Foto: Murillo Denardo/Divulgação

“Por que tanto lixo?”

Esta é uma pergunta que o projeto busca responder, mostrando dados preocupantes sobre a quantidade de resíduos produzidos pela sociedade. Estima-se que cada pessoa no planeta produza em média 1,3 kg de lixo diariamente, resultando em milhões de toneladas de resíduos descartados todos os anos.

“Zoo Urbano – Animais Notáveis” busca inspirar o público a repensar seus hábitos de consumo e descarte, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis. Cada escultura carrega consigo uma mensagem sobre a conservação dessas espécies e seu papel vital na biodiversidade do país.

Confira as obras e seus respectivos artistas:

  • Tartaruga – Leo Couto
  • Garça – Fábio Souza
  • Arara – Fábio Souza
  • Mico-leão – Subtu
  • Onça pintada – Rita Caruzzo e Sueli Parisi
  • Garoupa – Ana Couto
  • Lobo-guará – Fernando Berg

A exposição é realizada através do PROMAC.

Serviço:

Quando: 8/8 a 9/9, terça a sexta-feira, das 10h às 19h.
Onde: Mundo das Crianças – Rodovia João Cereser, Km 64, Pista Sul – Pinheirinhos
Informações e agendamentos pelo link.
Entrada gratuita