“Fantasia, o Luxo do Samba” traz fantasias, adereços e alegorias. Foto: Prefeitura de Jundiaí
“Fantasia, o Luxo do Samba” traz fantasias, adereços e alegorias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Biblioteca Pública Prof. Nelson Foot (BNF) apresenta nesta terça-feira (7) duas novas exposições em seus espaços Galeria Jundiaí e Sônia Cintra.

As mostras reúnem duas paixões dos brasileiros: Carnaval, com a exposição “Fantasia, o Luxo do Samba” e carros antigos, com “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino Moraes.

“Fantasia, o Luxo do Samba” busca trazer uma parte da história das escolas de samba ativas no Carnaval da cidade como forma de reforçar a cultura, o trabalho e o amor que unem os apaixonados pelo Carnaval e ao mesmo tempo cultivar nas novas gerações a tradição desta popular festa da cultura brasileira.

O público poderá conferir a importância das fantasias, adereços e alegorias como elementos fundamentais de uma escola de samba, por onde os enredos são contados e a história ganha vida na avenida.

Todas as peças da exposição foram cedidas pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba – Lijunes, Arco-Íris Acadêmicos do Samba, União da Vila Rio Branco, Leões da Hortolândia, Mocidade Agapeama, do destaque Karol Delalastra e ex-integrantes de antigas Corte do Carnaval de Jundiaí, como Jéssica Ramires, Joyce Caramello, Sidney Meira (Tilé) e João Carlos (Tati Ostentação).

Tempos Dourados

Mostra do artista plástico bragantino, Moraes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com desenhos de carros antigos pintados em óleo sobre tela, a mostra “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes, retrata a velha guarda e doces lembranças de histórias vividas a bordo de um Cadillac ou de um raríssimo Chevrolet 1925, além de histórias sobre os carros.

Moraes está pela primeira vez em Jundiaí. O artista descobriu sua paixão pela arte em 1973, aos sete anos de idade, nos tempos da escola do sítio onde morou, em Vargem Paulista. Apaixonado também por dirigir automóveis, Moraes é encantado por carros antigos e passou a desenhá-los nas telas, conquistando um grande público.

Em 2004, teve um de seus quadros escolhidos para a exposição Memorial da América Latina, em São Paulo, onde foi elogiado por diversos críticos de arte.

As duas novas exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e feriados, das 10h às 17h, com entrada gratuita e ficam em cartaz até o final do mês.

A Biblioteca Pública Prof. Nelson Foot fica dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.