
Um dos personagens mais amados da Turma da Mônica, Chico Bento, está comemorando 60 anos e a Pinacoteca Municipal Diógenes Paes Duarte, em Jundiaí, será sede de uma exposição em sua homenagem.
A mostra contará com peças históricas e cenográficas, materiais audiovisuais, fotografias, e mais, que narram a trajetória do personagem da Vila Abobrinha ao longo de anos de sucesso. A áudio-descrição será feita pela profissional Fernanda Brahemcha, tornando a atividade totalmente acessível.
O gestor da Unidade de Cultura da Prefeitura de Jundiaí, Marcelo Peroni, relata que é um grande prazer retomar o funcionamento dos equipamentos culturais municipais para o público com a celebração do aniversário de um personagem tão querido e conhecido.
“Apesar de sua pujança econômica e proximidade com a capital do Estado, Jundiaí ainda mantém muito de seus ares de cidade interiorana e que incentiva a brincadeira e o aprendizado por meio da diversão, já que somos a ‘Cidade das Crianças’. Neste clima de muita comemoração e de alegria pela reabertura dos nossos espaços ao público, damos a todos as boas-vindas a esta festa”, comenta.
“Chico Bento – 60 Primaveras” terá entrada gratuita na Pinacoteca, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, de 28 de agosto a 27 de outubro. As visitas são controladas e todas as medidas de segurança são mantidas, como o distanciamento e o uso de máscara e álcool gel.

Chico Bento Embaixador
Chico Bento entrou para os quadrinhos da Turma da Mônica há 60 anos e, desde então, está presente em várias áreas do “multiverso” da Mauricio de Sousa Produções. Chico tem participação importante em revistas, livros, materiais institucionais, eventos, shows, parques, desenhos animados, games, produtos licenciados e até é protagonista em releituras de obras de arte.
O personagem foi responsável por passar mensagens de preservação ambiental para mais de quatro gerações. Chico Bento já foi nomeado a cargos importantes, como embaixador da proteção das nascentes do Pantanal e também foi promovido a embaixador oficial do WWF-Brasil.
Jacqueline Mouradian, curadora da exposição, explica a escolha do local para a exposição em Jundiaí.
“O prédio da Pinacoteca, tombado em 2010, e todo o seu entorno, foram inspiradores para o desenvolvimento do ambiente em que o personagem é inserido. A seleção do conteúdo foi feita criteriosamente para que essa experiência seja inesquecível, assim como o legado do personagem”.
“O público de todas as idades entrará no clima interiorano e se conectará com a simplicidade do Chico Bento e seu amor pela natureza, transmitidos por meio de seu singular bom humor e dialeto um tanto quanto característico”, pontua Mauricio de Sousa.
[tdj-leia-tambem]