
A questão poluição ambiental é o mote do espetáculo “Expedição Pacífico”, que a a Cia Truks apresenta em escolas de Jundiaí, nos dias 10, 11, 16 e 17 de maio.
Nesse espetáculo, a Cia. Truks fará da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico – cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos – uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano.
Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano.
Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas –, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.
Exposição Sensorial
Em cada escola será montada uma exposição, com material reciclável, formada por quatro fases: Caminho sensorial, montanha de lixo, objetos com material que seria descartado e banners explicativos sobre o ciclo de vida do lixo no meio ambiente, o tempo de decomposição dos materiais, o papel dos catadores de lixo e doenças decorrentes do acúmulo de lixo a céu aberto, entre outros temas. Tudo será montado e desmontado no espaço da escola no mesmo dia da apresentação.

Cia. Truks
A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.
Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br
Ficha Técnica
Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Operação de som e iluminação: Maria Angélica Xavier. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural. Exposição: José Valdir Albuquerque e Henrique Sitchin.
Apresentações
E.E. Paulo Mendes Silva – Av. Fernando Arens, 830 – Vila Arens/Vila Progresso, Jundiaí – SP.
Datas: 10 e 11/05/2023 | Horários: 10h e 14h
E.E. Doutor Antenor Soares Gandra – Rua Barão de Jundiaí, 53 – Centro – Jundiaí/SP.
Datas: 16/05 às 19 e 21h | 17/05 às 10h e 14h.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		