Nesta quinta-feira (21), durante as filmagens do filme “Rust”, o ator estadunidense, Alec Baldwin, disparou uma arma cenográfica que matou uma cinegrafista e feriu o diretor. As informações foram confirmadas pelo gabinete do xerife do condado de Santa Fe, no Novo México, onde fica o set de filmagem.
“O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de Rust foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, detalha o comunicado.
Ainda de acordo com as autoridades, Halyna Hutchins foi levada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, “onde foi declarada morta pela equipe médica”, diz o texto. Já o diretor, Joel Souza, foi transportado de ambulância para um centro médico de tratamento de emergência, e segue internado.
A polícia esclareceu que, até o momento, não foi feita nenhuma acusação. Uma investigação foi aberta e as testemunhas estão sendo ouvidas por detetives. “A produção está em espera por enquanto. A segurança de nosso elenco e equipe é nossa maior prioridade”, informou a equipe de Alec Baldwin à televisão KOB.
Quem era Halyna Hutchins
Halyna Hutchins nasceu na Ucrânia e cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico.
Estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev, e cinema, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na Europa, Hutchins chegou a trabalhar como jornalista investigativa em produções documentais.
Já em sua atuação como diretora de fotografia, tinha grandes trabalhos em filmes como “Archenemy” (2020), “Blindfire” (2020) e “The Mad Hatter” (2021).
De acordo com o site IMDb, Halyna tinha seu nome nos créditos de curtas, produções na TV e em filmes desde 2012.
Já aconteceu antes
No mundo cinematográfico de Hollywood, não é a primeira vez que acidentes fatais acontecem durante filmagens.
Um dos casos mais famosos é a morte acidental do ator Brandon Lee, durante as gravações do filme “O Corvo”, em 1993. Brandon era filho do ator Bruce Lee, e foi atingido na barriga ao filmar uma cena com o ator Michael Masse, com uma arma que deveria estar carregada com bala de festim. No entanto, haviam duas munições reais na arma, que foi carregada realmente para outra cena.
Um filme de horror
Em 1982, durante as filmagens do longa “No Limite da Realidade”, o ator Vic Morrow foi decapitado pela hélice de um helicóptero em cena. Além de Vic, outros dois atores, de 6 e 7 anos de idade, também foram feridos e morreram na hora.
No primeiro filme
A dublê Joi “SJ” Harris foi a primeira mulher negra a se tornar pilota profissional de motociclismo nos Estados Unidos. Durante seu primeiro trabalho no cinema, sendo dublê no filme “Deadpool 2”, em 2017, Joi perdeu o controle da moto e acelerou, ao invés de frear.
Ela colidiu com uma janela de vidro e não resistiu aos ferimentos.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		