cena do documentário democracia em vertigem, onde um paredão separa manifestantes em frente ao congresso nacional. à esquerda, manifestantes de vermelho e de esquerda; à direita, manifestantes de direita.
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar de melhor documentário

O filme brasileiro Democracia em Vertigem está na lista de indicados ao Oscar 2020 na categoria melhor documentário. Dirigido por Petra Costa, a produção aborda o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff, e o quadro político no Brasil. O documentário foi lançado em junho de 2019, pela Netflix.

O anúncio dos indicados ao Oscar deste ano foi feito na manhã desta segunda-feira (13) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Nas redes sociais, Petra Costa celebração a indicação do documentário ao Oscar 2020. “Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes.”

O documentário brasileiro disputa o prêmio com American Factory (USA), de Julia Reichert e Steven Bognar; The Cave (USA), de Bruce Hunt; For Sama (USA), de Waad Al-Kateab e Edward Watts; e Honeyland (Macedônia), de Tamara Kotevska e Ljubo Stefanov.

A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.

[tdj-leia-tambem]