
O documentário “Bicicleta e Liberdade”, filmado no Centro de Detenção Provisória Marco Antônio Alves Bezerra, em Jundiaí, venceu a categoria “curta metragem sobre direitos humanos” do festival Paris Lady Moviemakers, realizado em outubro na capital francesa.
A obra da diretora e jornalista Denise Silveira retratou o Projeto Pedalar, um curso de formação profissional em mecânico de bicicletas para presos. O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do estado de São Paulo com o Instituto Ação Pela Paz.
O documentário, em forma de videorreportagem, tem cerca de 4 minutos e mostra uma das aulas do curso. Além disso, tem depoimentos de funcionários, voluntários e presos do centro de detenção. “Este trabalho é especial para mim porque mostra uma realidade que a maioria das pessoas não quer ver. Ofereci a pauta para diversas emissoras de TV e nenhuma delas se interessou. Foi aí que percebi que realmente precisava contar essa história”, contou Denise em entrevista à Folha, após receber a notícia do prêmio.
[tdj-leia-tambem]
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		