Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A programação cultural deste final de semana em Jundiaí traz diversas opções gratuitas para o público de diferentes idades. O destaque fica para a abertura da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), com um concerto que reúne obras de Mozart e Mahler, no palco do Teatro Polytheama.

Confira as ações da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em cada um de seus equipamentos:

Biblioteca Nelson Foot

A partir das 11h, neste sábado (9), tem a contação de história com o ator Cau Silva, “Estação Clow”, uma homenagem a todos os palhaços. Em uma estação, um palhaço aguarda seu trem e, enquanto espera, resolve brincar para passar o tempo e assim vai homenageando palhaços brasileiros como: Arrelia, Torresmo, Chincharrão, Carequinha, Piolin, Pimentinha e Benjamin de Oliveira.

Aos sábados também acontece a Oficina de Xadrez, aberta a todos os interessados.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana o horário é das 9h às 21h.

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta com as obras de mais de quarenta artistas locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas.

Último final de semana para conferir a Mostra Coletiva na Galeria Olga de Brito. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Vale lembrar que esse final de semana é a última oportunidade, pois a mostra será encerrada no domingo (10).

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h. Na semana, de terça a sexta-feira, às 10h às 21h.

Fábrica das Infâncias Japy

Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, no sábado e domingo, sempre a partir das 10h30, tem programação infantojuvenil gratuita. Neste final de semana, a programação está assim definida:

Sábado, dia 9, Alessandra Rondon, bailarina e coreógrafa apresenta “A Tal Dança Criativa 2.0” Projeto contemplado pelo ProAc – Programa de Ação Cultural de São Paulo. Uma aula de dança cheia de jogos, atividades lúdicas para estimular a imaginação, criatividade, coordenação, ritmo, memória e atenção, fazendo uma introdução à Dança Contemporânea para crianças.

Alessandra Rondon comanda uma oficina de dança com a garotada neste sábado. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Domingo, dia 10, a atriz, contadora de histórias e produtora cultural Rosangela Torrezin apresenta “O casamento da dona baratinha”. O que pode acontecer quando uma baratinha, que adora limpar a sua casinha e sonha em se casar, encontra uma moedinha debaixo do baú que herdou da sua tataravó? Esse é o enredo da história.

A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A exposição programada pela Cultura consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

A história do Solar contada de forma diferente, a nova proposta do Museu. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O visitante também poderá conhecer o jardim do Solar do Barão, um local para quem gosta de plantas, canto dos pássaros, um oásis no centro da cidade.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

No local, o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Um acervo variado para contar a história da ferrovia paulista. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O visitante poderá conferir a exposição “desIGUAL”, da artista visual Thays Leonel. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC), as mais de 40 obras expostas de acordo com a curadora, chama a atenção para os limites e negligências que permeiam a vida das mulheres, abordando temas como: a desigualdade entre os sexos e sua ligação com raça e classe; a falta de representatividade das mulheres na esfera pública e suas consequências; e as violências estruturais sofridas por elas, fisicamente e emocionalmente. A mostra poderá ser visitada até o dia 17 de março.

Duas das obras que compõem a mostra da artista visual Thays Leonel. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.

Teatro Polytheama

No palco do Polytheama neste final de semana, o destaque fica para abertura da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres.

O concerto acontece no sábado, dia 9, a partir das 20h, com entrada gratuita. Os ingressos ficam disponíveis a partir das 10h30 do dia 8 de março, tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, pela plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

OSMJ abre a temporada de concertos de 2024. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No domingo (10), a partir das 19h, apresentação do stand up “Benignismo”, com Igor Guimarães, com classificação etária de 18 anos. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 100, e estão à venda tanto na bilheteria do teatro quanto na internet, pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.