
O 7º Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU) começa hoje, terça-feira (6), e segue até o final do mês, com diversas apresentações gratuitas dos grupos e companhias teatrais selecionados.
As performances começam pela Cena Amadora, que serão realizadas na Sala Santos-Jundiaí, no Espaço Expressa, entre os dias 6 e 17, sempre a partir das 20h. Além de entrada gratuita, por ordem de chegada, com 150 lugares, o Espaço Expressa (Av. União dos Ferroviários, 1760) também oferece estacionamento gratuito.
Confira os espetáculos programados para esta semana:
Quem abre a programação nesta terça-feira (6), às 20h, é a Cia. de Várzea, de Várzea Paulista, que apresenta “Glória”, resultado do reencontro dos velhos amigos Luiz e Ernesto, que se recordam brincadeiras de infância, a idealização de um sonho e o primeiro amor, tendo como pano de fundo a questão manicomial e a memória.
Já na quarta (7), quem sobe ao palco é o grupo campineiro Mentirosas, que trata, em “Mentira.br: um estudo de caso”, sobre a mentira e seu uso para a construção da verdade e da realidade cotidiana na sociedade.
Na quinta-feira (8), é a vez de “Os Adultos Estão na Sala”, do grupo também campineiro Projeto In.Cômodos, que, por meio da Comédia e do Drama, traz as reflexões e investigações de Clara Day, Ivone Dim e Dulce Vicente.

Na sexta-feira (9), a companhia jundaiense Fênix de Teatro apresenta “O arrancadentes”, que conta as peripécias de Arlecchino para que sua amada Colombina, criada de Isabella, permaneça na cidade e não parta par outros lugares em busca do amor.
Já no sábado (10), o Grupo Experimental de Vinhedo apresenta “Somos todos loucos?”, espetáculo que propõe a pergunta “Somos todos loucos ou a loucura é a normalidade?”, colocando o público a refletir sobre o nosso próprio comportamento de uma forma bastante divertida.
E no domingo (11), a programação da semana encerra-se com “As criadas”, peça proposta pelo grupo saltense Cia. Stepout a partir da obra de Jean Genet, de 1947, e que narra a história de duas criadas que vivem em um mundo de fantasias e ressentimentos.
Mais Festival
Já a Cena Profissional do FESTEJU vai de 16 a 27 de junho, com apresentações tanto no Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176), quanto na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz).