Comemoração de Cosme e Damião
Foto: Arquivo Pessoal

Neste sábado (24), a tenda de Umbanda São Cosme e Damião, em Jundiaí, retomou a tradicional festa em homenagem aos padroeiros da casa. A celebração é uma das mais tradicionais da região. A festa de São Cosme e São Damião acontece há mais de 60 anos, todo mês de setembro, em homenagem aos santos gêmeos.

Sob o comando do boiadeiro Sr. Tião das Vacas, a casa iniciou a gira com o batizado de duas crianças na linha de Umbanda. Em seguida, o atendimento ficou por conta dos anjinhos.

Responsáveis por proteger as crianças, São Cosme e São Damião também são chamados de Ibejí no culto a orixá. Os santos representam “a nascente, tudo que brota e a alegria de ser criança”. A umbanda também acredita que os santos gêmeos ajudam na cura e na harmonia do axé das casas de santo.

Durante a festa, a tenda entregou 400 sacolinhas recheadas de guloseimas e cerca de 500 pratinhos de bolo para os convidados. Pai Bruno Brescancini, o babalorixá da Tenda de Umbanda São Cosme e São Damião diz se sentir orgulhoso por ter tatuado os santos no peito. Ele eternizou na pele o amor pela casa e sua devoção aos santos das crianças.

Além disso, o babalorixá destacou a felicidade de reabrir a casa para comunidade para festejar após o período grave da pandemia. De acordo com ele, nos últimos dois anos, a casa realizou a festa no sistema drive -thru. “A alegria de receber as pessoas e fazer a cerimônia com os anjinhos é indescritível, afinal a casa cheia é a medida do axé de um terreiro”, conta.

Celebração e solidariedade

Além das sacolinhas e bolos entregues durante a cerimônia, a Tenda de Umbanda São Cosme e São Damião doou doces para festas de outros terreiros e para entrega em comunidades carentes. Além disso, contribuiu com o projeto Caminho, que servirá doces e refrigerante junto às 200 refeições que distribuem semanalmente a pessoas em situação de rua.

“Só tenho de agradecer nossa comunidade com a ajuda nas doações e arrecadações de doces, poder além da festa ajudar outros terreiros e fazer um trabalho social nos enche de alegria e satisfação, esse é o propósito da Umbanda, a caridade”, finaliza Pai Bruno.

[tdj-leia-tambem]

A Tenda a Cosme e Damião fica na Rua José Gaspari Sobrinho, 430, no Vianelo. A casa atende a comunidade todas as segundas, às 20h, com entrega de senhas a partir das 19h.