Pôster "O Trem Elétrico de Louveira"
Foto: Divulgação

O documentário “O Trem Elétrico de Louveira” traz à tona a história da primeira viagem de trem com tração elétrica na América do Sul, ocorrida entre as cidades de Jundiaí e Louveira em 24 de outubro de 1921. Essa produção é fruto de uma parceria entre a IAExpertise e a Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira, conduzida pelo jornalista Eduardo Sona e o historiador Rafael Prudente, especialista em patrimônio ferroviário.

A primeira viagem de trem elétrico não só conectou essas cidades paulistas, mas também inaugurou a primeira subestação de energia para tração ferroviária do Brasil, uma inovação desenvolvida pela General Electric em 1916, que continua em uso nos sistemas ferroviários atuais.

“No mês de outubro, comemoramos os 103 anos desse marco histórico, que ligou duas cidades importantes da região”, destaca Sona. O documentário reconstitui toda essa jornada por meio de encenações, trazendo à vida os momentos icônicos da Cia Paulista de Estrada de Ferro.

A produção também destaca as contribuições do engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade, um dos pioneiros do setor ferroviário no Brasil. Além disso, o documentário inova ao utilizar Inteligência Artificial para dar vida às fotos históricas usadas no filme, tornando a experiência ainda mais imersiva.

Lançamento oficial do documentário “O Trem Elétrico de Louveira”

O lançamento do documentário está previsto para esta quinta-feira (24), às 11h, nas redes sociais da IAExpertise. No dia seguinte, 25, às 19h, haverá uma exibição pública no Auditório da Secretaria de Cultura de Louveira, marcando a comemoração oficial desse feito histórico.

[tdj-leia-tambem]