
A escritora e educadora jundiaiense Rosemary da Silva foi uma das vencedoras do concurso literário “Histórias que Transformam”, promovido pela Editora Eiros, com o livro Os Olhos Azuis do Menino de Bantu.
A obra foi selecionada entre as dez vencedoras que celebram a representatividade e a diversidade na literatura infantil, com foco nas culturas afro-brasileira, indígena, quilombola e afrofuturista.
Uma história de coragem, identidade e reconciliação
A narrativa acompanha Malik, um menino da tribo Bantu, no Congo, que possui olhos azuis — traço que causa temor e curiosidade entre seu povo. Temendo ameaças externas, o rei Manicongo decide exilá-lo com a mãe para longe da aldeia. Anos depois, ao salvar o filho do próprio rei, Malik conquista o respeito de todos e é escolhido como novo líder da tribo.
A obra aborda com sensibilidade temas como identidade, superação, coragem e reconciliação, oferecendo às crianças uma janela para outras culturas e vivências.
Educação como ponto de partida
Rosemary atua na educação infantil com crianças de 0 a 3 anos e utiliza a literatura como ferramenta para aplicar o Projeto da Igualdade Racial nas Escolas. “Os livros são ferramentas lúdicas que direcionam a efetivação do projeto. Através da contação de histórias, eu consigo fazer com que as crianças compreendam o conteúdo. Fiquei super feliz com o resultado”, comemora.
A inspiração para o texto surgiu enquanto preparava uma aula sobre a cultura afro. “Relatei no texto detalhes da localização, citando nomes de países africanos, dialetos bantus e os conflitos na sociedade. A importância da mensagem está fundamentada no resgate do valor da identidade das pessoas pretas”, afirma.
Compromisso com a diversidade na literatura
A Editora Eiros reforça que o projeto busca estimular a criação de narrativas infantis que expressem a riqueza da diversidade brasileira. Segundo o CEO Felipe Locatelli, “publicar por meio da Editora Eiros é um marco na carreira de qualquer autor”.
Os Olhos Azuis do Menino de Bantu será publicado em novembro, com distribuição em língua portuguesa e visibilidade nacional e internacional. Mais informações estão disponíveis no site editoraeiros.com.br e no Instagram oficial da editora: @editoraeiros.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]