
Teve início no domingo (05), à noite, o 6º Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU), na Sala Jundiaí, com a apresentação do espetáculo Esperando Godot, encenado pela Cia. Stepout, da cidade de Salto. William Paixão, diretor do Complexo Fepasa, deu as boas-vindas ao público, lembrando a importância do espaço e do festival para a cultura jundiaiense. A programação completa está disponível no site da Cultura.
A peça Esperando Godot foi escrita pelo autor irlandês Samuel Beckett. A história se passa num cenário quase deserto, com somente uma árvore ao centro. Lá, dois velhos vagabundos perdidos no tempo, Vladimir e Estragon, esperam alguém que chamam de Godot. A chegada, que parece iminente, é constantemente adiada.
Nada acontece e a atmosfera de vácuo não muda, senão pela passagem de Pozzo e Lucky (senhor e escravo) que, ao saírem, fazem voltar o vazio. Para preencher o tempo, Vladimir e Estragon falam um com o outro, brigam e refazem as mesmas perguntas, para preencherem o vazio da existência e assim se darem, ao menos, a impressão de existirem.
Estímulo à arte teatral
“A expectativa é conseguirmos trazer de volta o público de Jundiaí para o teatro, agora com a retomada presencial, depois do período de pandemia, estimulando a cena amadora e, posteriormente, a profissional. É um incentivo importante para quem está começando a conhecer a arte teatral”, enfatizou Rosangela Torrezin, atriz, produtora e representante de teatro no Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC).
O FESTEJU conta com um renomado corpo de jurados. Pela Cena Amadora, serão nove apresentações até o dia 15 de junho, com entrada gratuita, por ordem de chegada, sem distribuição antecipada de ingressos, na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa.
[tdj-leia-tambem]
Já pela Cena Profissional, as dez apresentações selecionadas vão de 16 a 25 de junho, no Teatro Polytheama e na Praça do Coreto. A programação conta também com as Rodas de conversa, entre 20 e 22 de junho, às 19h30, além de um espetáculo convidado, no dia 26 de junho, às 19h, ambos no Polytheama.
