Foto: Priscila Beal
Foto: Priscila Beal

Considerada um dos ícones da música popular brasileira, a viola caipira é retratada na exposição multidisciplinar “Nos Braços do Violeiro” que fará sua estreia no dia 24 de fevereiro, às 16h, na Casa Lebre, em Bragança Paulista.

A exposição, que percorrerá seis cidades do Estado de São Paulo até outubro de 2024, é uma imersão multidisciplinar na cultura da viola caipira. Com curadoria de João Carlos Villela, a mostra destaca a “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira. O roteiro e as artes visuais são assinados pelo desenhista, músico e educador Yuri Garfunkel.

Em suas páginas, a obra conduz o leitor para uma viagem sonora afinada e cheia de história, a partir de uma viola avermelhada nas mãos de um violeiro e de um vaqueiro, numa jornada que percorre os sertões até chegar na cidade grande, testemunhando a história da música caipira desde suas origens rurais. 

Foto: Divulgação

A estreia contará com a presença dos idealizadores, Yuri Garfunkel e João Carlos Villela, além da participação especial dos violeiros Ivan Vilela, Mel Moraes e convidados.

Interação do público

Umas das propostas da exposição ‘Nos Braços do Violeiro’, contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado,  é promover a interação do público com os processos criativos do artista. 

Desta forma, além do contato com os originais da obra e seus esboços originais, o visitante terá acesso à viola física que foi inspirada na viola vermelha e encomendada exclusivamente para este projeto. Estarão disponíveis também áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira, propiciando uma imersão na HQ como um todo.

Além disso, o material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e alguns dos encontros promovidos com o público, como rodas de viola e bate-papo, terão tradução em Libras.

Serviço:

Lançamento da Exposição “Nos Braços do Violeiro”

Data: 24/2
Horário: 16h 
Local: Casa Lebre (R. Nícola Ortenzi, 104), em Bragança Paulista
Entrada gratuita