Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto “Férias na Cultura”, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí, terminou na segunda-feira (31). Mas, com o objetivo de oferecer ações gratuitas para a garotada que permaneceu na cidade durante todo o período de recesso escolar, o projeto alcançou resultados positivos, beneficiando diretamente mais de 2,4 mil participantes.

De acordo com o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, as crianças aderiram aos quatro equipamentos escolhidos para as ações do “Férias na Cultura”. As ações aconteceram nas Bibliotecas Nelson Foot e da Pracinha da Cultura; na Fábrica das Infâncias Japy e no Teatro Polytheama.

Assim, durante todo o mês de janeiro, a Cultura de Jundiaí promoveu 50 ações distribuídas nesses equipamentos. As crianças participaram de atividades como oficinas artesanais e culturais, contação de histórias, e o Lê no Ninho – de introdução a leitura para crianças a partir de 4 meses. Com isso, promoveu-se então uma oportunidade para que os pais e cuidadores ficassem mais próximos das crianças em atividades lúdicas. “Tivemos ainda apresentações teatrais, com companhias de destaque no cenário do teatro infantil nacional, música e circo e tudo isso oferecido gratuitamente”, destaca Peroni.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Além disso, o gestor de Cultura reforça que toda a programação foi pensada com base no Programa Municipal Cidade das Crianças. Esse projeto tem como proposta a utilização e apropriação dos espaços públicos pelas crianças e seus familiares ou cuidadores. Dessa forma os pequenos não apenas brincam e aprendem, mas também convivem com outras crianças e famílias.

O projeto “Férias na Cultura”, segundo Peroni, também privilegiou os artistas e demais trabalhadores de Cultura da cidade por meio das contratações realizadas e oferecendo além do espaço para se apresentarem, a divulgação nos canais oficiais da Cultura e Prefeitura.

Números positivos

O projeto “Férias na Cultura” apresentou os seguintes resultados:

  • Biblioteca Nelson Foot: 950 participantes;
  • Biblioteca da Pracinha da Cultura: 255 participantes;
  • Fábrica das Infâncias Japy: 380 participantes;
  • Teatro Polytheama: 850 participantes.

No total, os quatro equipamentos receberam 2.435 pessoas.

[tdj-leia-tambem]

Diversão na Festa da Uva

A Prefeitura de Jundiaí também promoveu ações nos três finais de semana de janeiro, no parque Comendador Antonio Carbonari, onde acontece a festa da Uva. A gestão pensou em uma extensa programação dedicada aos pequenos. As crianças ainda puderam se divertir nos espaços montados para a brincadeira rolar à vontade, como no Espaço Bambino.

No Espaço Cidade das Crianças, apresentações temáticas estão fazendo a alegria de milhares de crianças e suas famílias, que já passaram pela festa.

Mas tudo isso pode ser ainda desfrutado neste final de semana (03, 04 e 05) – últimos dias da festa – com muitas atrações culturais e recreativas e área para alimentação especial para as crianças, brinquedos infláveis e brincadeiras ao ar livre.