Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os tradicionais Festejos Juninos de Jundiaí tiveram início nesta quinta-feira (13) e seguem até o sábado (15) na Praça do Coreto. Promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a festa promete agitar a cidade com uma programação cultural diversificada, que inclui apresentações de quadrilhas, shows musicais, barracas com comidas típicas e muito mais.

“Iniciamos então mais uma edição dos Festejos Juninos em Jundiaí, que têm como objetivo unir o resgate das tradições regionais do Brasil e a ocupação do Centro com atrações culturais para as famílias. Trata-se de uma programação com uma curadoria muito especial, pensada para prestigiar os diversos ritmos e vertentes”, comentou o diretor do Departamento de Cultura, João Carlos De Luca.

Abertura com música e dança

A abertura dos Festejos Juninos ficou por conta da Quadrilha “Dançou tem que casar” do grupo DR Dança. Em seguida, o público se esquentou ao som da viola caipira da banda “Morada”, com Marina Ebbecke e banda. A noite foi finalizada com shows de Léo Fraga e do grupo Serelepe, que tocaram o forró, xote, baião e maracatu.

O aposentado Francisco de Lima prestigiou a abertura dos festejos com a filha Jucélia. “Tenho duas filhas especiais e viemos ao Centro para passear com elas. Quem ouviu a música e pediu para virmos foi a Jucélia. Ela gosta de festa e de movimentação, e, na vida temos mesmo é que prestigiar o que traz alegrias e felicidades ao coração”, comentou o piauiense longe de sua terra natal há 50 anos, mas que não se rende aos encantos do forró e às tradições nordestinas.

Programação musical dos Festejos Juninos de Jundiaí

Sexta-feira com forró, piseiro e sertanejo

Nesta sexta-feira (14), a programação vai das 16h às 22h. A festa começa com a Quadrilha do Grupo Geração +60, seguida do show de piseiro da banda nordestina Beto Xapa e a Tropa. Em seguida, às 18h30, a banda de forró Vinte2 sobe ao palco com clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença e Flávio José. A noite termina com o show sertanejo da dupla Petterson e Pettrônio.

Show de viola caipira “Morada”, com Marina Ebbecke e banda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Sábado com forró, música caipira e sertanejo

Os Festejos Juninos continuam no sábado (15), com programação ainda mais extensa, das 11h às 20h. A abertura fica por conta da Quadrilha do grupo Maria Miranda. Às 12h, Luis Carreiro e Geovanne apresentam o show musical de viola caipira “De Pai pra Filho”.

À tarde, a partir das 14h, as Abacateiras trazem um show que mistura música e intervenção teatral, com forró pé de serra, rabeca e releituras de músicas para desconstruir o machismo no estilo musical. Logo após, às 16h30, o Trio Sereno apresenta o show “Do Remanso ao Resgate”, com músicas que celebram as paixões populares ao som da sanfona, triângulo e zabumba.

Fechando a programação, às 19h, o cantor Marcelo Gut faz um show sertanejo com um repertório diversificado do estilo.

Barracas com comidas típicas

As barracas com comidas típicas juninas estão a cargo do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí e da Catedral Nossa Senhora do Desterro. No cardápio, há churrasco grego, lanches, pasteis, salgados, batatas fritas, espetinhos, crepes, doces de coco, milho e derivados, pipocas, sucos, refrigerantes, arroz doce, canjica, quentão, vinho quente e muito mais.

Festejos Juninos de Jundiaí: localização e horários

Os Festejos Juninos de Jundiaí acontecem na Praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça do Coreto, no Centro da cidade. A programação de sexta-feira é das 16h às 22h, e a de sábado, das 11h às 20h. Além disso, a entrada é gratuita.