festival do dia do vinho em jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí está em festa com a 8ª edição do Festival Dia do Vinho, que celebra a tradição e os sabores do vinho artesanal da cidade. Realizado no Espaço Expressa, o evento reúne 13 vinícolas locais, mais de 15 opções de gastronomia e uma programação repleta de atrações culturais até domingo (22). A entrada é gratuita.

Organizado pela Rota dos Vinhos em parceria com a Associação Entre Serras e Vinhos de Jundiaí e apoio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura, o festival tem como objetivo valorizar a produção local e fomentar o setor vitivinícola da região.

“A 8ª edição do Festival Dia do Vinho vem para fomentar ainda mais o crescimento do setor. Este projeto nasceu a partir do lançamento da Rota do Vinho em 2018 e veio se tornando uma referência ao longo dos anos”, destacou a gestora Marcela Moro.

festival do dia do vinho em jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Vinícolas, cultura e conexão com o público

Desde a primeira edição, a produtora Sílvia Martins participa do evento e vê nele uma oportunidade única de contato direto com os consumidores. “Para nós é muito importante que todos participem, que todos venham para conhecer realmente os nossos produtos”, contou.

Além dos vinhos, os visitantes podem aproveitar apresentações musicais ao vivo e a tradicional feira de artesanato “Jundiaí Feito à Mão”, que destaca o talento dos artesãos locais.

Um dos momentos mais aguardados do festival é o Brinde ao Pôr do Sol, realizado diariamente às 17h. A cerimônia conta com apresentação do violinista João Paulo Xavier, criando uma atmosfera única para que o público celebre com taças de vinhos e espumantes produzidos na cidade.

Público diversificado e clima familiar

O evento tem atraído moradores de Jundiaí e visitantes de outras cidades. O casal Rosângela e Fabrício Togashi, de São Paulo, trouxe os filhos para conhecer a festa.

“Soubemos do evento pelas redes sociais. Decidimos vir conhecer e estamos encantados. É um passeio muito gostoso e um ambiente bem familiar”, disse Rosângela. “É uma chance de conhecer vinhos de qualidade. A gente se sente em casa”, completou Fabrício.

festival do dia do vinho em jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para o jundiaiense Paulo Ienne, a iniciativa também tem forte impacto econômico e cultural. “Eu acho muito importante para a cidade um evento como esse. É uma forma de divulgar a cidade, os artesãos, os microempreendedores e também atrair visitantes para conhecer a nossa cultura”, afirmou.

[tdj-leia-tambem]

festival do dia do vinho em jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Valorização da produção local

A diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura, Miran Oliveira, reforçou o papel do festival como vitrine da economia criativa e familiar da cidade. “É uma forma de promover produtores, artesãos, aqueles que fomentam basicamente uma economia familiar, enfim, mas também de mostrar aquilo que a cidade produz para a população”, afirmou.

A expectativa é de que 15 mil pessoas visitem o festival até o fim de semana.