Grupo Corda toca clássicos de Piazzolla com bailarinos de tango nos Concertos Astra-Finamax
Foto: Divulgação/Astra Finamax

Os Concertos Astra-Finamax, iniciativa patrocinada pelas empresas Astra e Japi, dão sequência à sua temporada de 2023. Neste sábado (6), às 20h, o grupo realiza uma apresentação especial do Grupo Corda, que interpreta clássicos do tango de Astor Piazzolla. O concerto musical será acompanhado por uma apresentação de bailarinos de tango. O espetáculo faz parte do calendário comemorativo de 25 anos do projeto social e acontece no Teatro Polytheama, em Jundiaí (SP). 

O concerto, com mais de uma hora de duração, traz clássicos do compositor, como Libertango, Adios Noniño, Oblivion e Muerte Del Angel.  Lipe Portinho, que toca contrabaixo e é um dos arranjadores do Grupo Corda, explica a importância de celebrar a obra do mestre. “Piazzola faria 100 anos em 2021 se estivesse vivo. Mas não tivemos oportunidade de homenageá-lo e apresentar suas músicas para o público devido à pandemia.”

O músico comenta que, apesar de ser reconhecido como um gênio do novo tango hoje em dia, por possuir origem italiana e ter influências estrangeiras, Piazzolla teve a sua obra desprezada na Argentina durante muito tempo. “Na Argentina ele era considerado um maldito. Mas a sua riqueza vem do fato de que era um sujeito híbrido”, diz Portinho.  

Outros destaques da programação incluem temas grandiosos e com drama do cinema e da televisão, como A Lista de Schindler, de John Williams, e o tema musical de Game of Thrones, de Ramin Djavadi. Também compõem o Grupo Corda os músicos búlgaros Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), e os brasileiros Ana Azevedo (piano) e André Tandeta (bateria).  Dois casais de bailarinos completam o espetáculo, André Magro com Andressa Moraes e Guilherme Monteiro com Amanda Marques. 

A produção cultural é assinada pela Atique & Atique Produções Culturais, com o patrocínio das empresas Astra e Japi e apoio da financeira Finamax e do Instituto Oliva. Os valores arrecadados com a venda dos ingressos serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP). Aqueles que desejarem também poderão acompanhar o espetáculo por meio do canal do projeto no Youtube.

Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Teatro Polytheama, de 3ª a 6ª feira, das 10h às 20h ou no dia do espetáculo, a partir das 10h até o início da apresentação, e também na plataforma Sympla.