Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para este fim de semana (9 ,10 e 11), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou, além da abertura dos seus espaços culturais, uma série de atrações gratuitas para toda a família, dentro das ações Jundiaí 366 anos, em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece no próximo dia 14, e Natal de Luz que movimenta a área central durante todo esse mês de dezembro.

Crianças, jovens e adultos poderão acompanhar a programação que inclui exposição de presépios, o espetáculo “Clássicos em Movimento Natal 2022 “ com apresentações dos corpos artísticos municipais (Orquestra Sinfônica, Cia. de Dança, Cia. de Teatro e Coral Municipal) juntos no palco do Teatro Polytheama, que está completando 111 anos, num espetáculo inspirado no clássico “Quebra-Nozes” (de Tchaikovsky) e peças natalinas, com entrada gratuita, e apresentações musicais, ou performances teatrais, em pontos diferentes do centro da cidade.

Além dessas atrações, o público ainda pode desfrutar de bons e deliciosos momentos junto as barracas de alimentação dos permissionários cadastrados nos varejões noturnos que oferecem diversas opções gastronômicas, ou realizar boas compras nas barracas dos artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão.

Mas tem muito mais opções para o final de semana acontecendo na cidade. Confira a programação nos equipamentos culturais:

Biblioteca Nelson Foot

Dentro da sua programação semanal para crianças e seus cuidadores, a Biblioteca Nelson Foot (BNF) vai sediar neste sábado (10), das 9h às 13h, um Campeonato de Xadrez, o primeiro torneio da Escola de Xadrez Jundiaí, projeto que vem acontecendo desde março na BNF, com o objetivo de promover e incentivar a prática do jogo de xadrez, além de favorecer todo o praticante com os inúmeros benefícios que o jogo fornece.

Crianças jogando xadrez
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Será um torneio de rápidas de cinco rodadas com 13 minutos no relógio analógico e oito minutos, mais cinco de acréscimo no relógio digital. Os participantes serão divididos em duas categorias: escolar e aberto.

Os frequentadores da BNF ainda poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente, como visitar três exposições atualmente montadas nos espaços da BNF: Trabalhos dos alunos do Ateliê Celandroni, “Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.

Espaço Expressa

Neste final de semana o local fica aberto apenas para os grupos previamente agendados para seus ensaios e reuniões. O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. No local há estacionamento gratuito.

Fábrica das Infâncias Japy

No sábado (10), a partir das 10h30, crianças de 4 a 10 anos poderão acompanhar a contação de história seguida de roda de conversa com a atriz Fáctima El Samra.

“ Uma Floresta de Histórias” traz como proposta uma apresentação com uma abertura musical e posteriormente a narração de três ou quatro contos de tradição oral e também de um conto autoral, com histórias de tradições diferentes trazendo tramas narradas entre a natureza, as árvores e o homem.

Artistas de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Já no domingo (11), a partir das 10h30, crianças de 4 a 10 anos poderão acompanhar a Cia. Giro no Biombo, com o espetáculo “Um quarto de histórias: Novas Aventuras”.

Os irmãos Duda, Théo e Belinha, personagens da história vão envolver a garotada num mistério…o que é o objeto misterioso que apareceu dentro do quarto? Como ele foi parar ali? Com muita brincadeira e música o elenco vai apresentando para a plateia novas experiências, possibilidades e questionamento de como se relacionar com o mundo.

As duas apresentações têm entrada gratuita. A Fábrica das Infâncias está localizada na Localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Museu Ferroviário

Reaberto em setembro deste ano o Museu Ferroviário está totalmente reformulado e reformado. No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A tradicional Exposição de Presépios com cerca de 500 representações do nascimento do menino Jesus, nos mais diversos tamanhos, materiais e interpretações, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores, para citar alguns exemplos, podem ser visitados nas salas do Museu.

abertura-do-natal-no-centro_presépio-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Além do andar térreo, a exposição este ano irá se estender para as novas salas expositivas do andar inferior, ao redor dos jardins.

Outra novidade será também que os jardins voltarão a receber a encenação de Presépio Vivo, no período noturno durante a semana, à tarde aos sábados e pela manhã aos domingos.

Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.

abertura-do-natal-no-centro_tunel-luz-solar-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A exposição de presépios segue até o dia 6 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

Já entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira a domingo, das 10h às 17h. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro (Calçadão).

Pinacoteca

Na Pinacoteca neste período de Natal ficará em cartaz a exposição “Papais Noéis”, com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.

Ainda na Pinacoteca, estão em exposição os trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura.

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin. Nesse período a Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h.

Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno. A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Entrada gratuita.

Polytheama

O teatro Polytheama completa neste domingo (11), 111 anos. Para comemorar a data, bem como os 366 anos de Jundiaí, no dia 14 de dezembro, acontece neste domingo às 18 horas o espetáculo, que integra também as atrações do Circuito Natal Luz 2022 “Clássicos em Movimento Natal 2022”, inspirados nas músicas, luzes, formas, cores, cenas e movimentos do clássico “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, com as participações de todos os corpos artísticos municipais – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), Cia. Jovem de Dança, Cia. de Teatro de Jundiaí, Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e Coral Municipal de Jundiaí (adulto).

Entrada gratuita (distribuição pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 10h30 do dia 10 de dezembro. Cada interessado pode retirar até dois ingressos).

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

Até o dia 20 de dezembro, o público poderá conferir a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Para marcar o encerramento da segunda fase do projeto de “Oficinas Descentralizadas” da Pracinha da Cultura do Vista Alegre, promovidas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), acontece na segunda-feira (12), às 19h, naquele equipamento, a segunda edição da Mostra de Artes, reunindo os participantes no segundo semestre de 2022.

pracinha-cultura-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na quadra poliesportiva da Pracinha estão programadas as apresentações dos alunos das oficinas de Jazz (infantojuvenil e adulto), Ballet (infantil e infantojuvenil), Teatro em Inglês, Teatro, Ritmos não pare de dançar, Hip Hop, Tik Tok, Violão, Forró, Capoeira, Muay thai (infantojuvenil e adulto), Jiu-jítsu (infantojuvenil e adulto) e Ginástica Corporal.

jazz-jundiai
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A segunda Mostra de Artes, tem entrada gratuita e o público também vai conferir os trabalhos realizados pelas participantes da Oficina de Artesanato e das artes que foram criadas durante a realização da Oficina de Grafite.

Haverá ainda, a participação da equipe da Biblioteca da Pracinha com contação de história e mediação de leitura. Já confirmada também, a participação dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), residentes na região do Vista Alegre.

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre está localizada na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 110 – Bairro Vista Alegre.