
A Live “Espaço Cultura” é um evento semanal promovido pelo Departamento de Cultura de Jundiaí todas as quartas, das 16h às 17h, transmitido nos canais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) no Facebook e YouTube.
Nesta quarta-feira (15), três projetos de artistas inéditos serão apresentados, contemplados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc através dos editais lançados em 2021.
Além da exibição dos vídeos dos artistas Emily Pessoto Finati, Marina Ebbecke e Natália Caroline Simões, o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, discutirá os principais pontos do novo edital do 4º Festival de Curtas-Metragens, que será realizado em maio na cidade, e destacará mais uma vez o edital do 25º Enredança, um dos maiores eventos de dança do país, que ocorre em abril.
A pauta desta semana também inclui o novo Cadastro de Artistas e Projetos, uma ferramenta on-line que serve como um banco de dados para contratação de artistas locais e planejamento de atividades e políticas públicas voltadas para a classe artística de Jundiaí. O site Espaço do Artista, na página da Cultura, contém informações importantes para os artistas, bem como orientações e instruções sobre os links mais utilizados pelo segmento.
Projetos

Os projetos que serão apresentados esta semana incluem dois do segmento de música: “Flash Hits”, de Emily Pessoto Finati, e “Ideias (Quase) Perdidas”, de Marina Ebbecke, e um na modalidade Propostas Formativas Virtuais, “Torções e Espirais”, da artista Natália Caroline Simões.
“Flash Hits” é uma coletânea de cinco canções marcantes da década de 80, do repertório internacional e nacional, apresentadas pela Banda Flash Beat com personalidade e arranjos afetivos. O quarteto vocal harmônico, versátil e equilibrado (soprano, contralto, tenor e barítono) enriquece as canções com melodias envolventes.
“Ideias (Quase) Perdidas” apresenta composições instrumentais inéditas da violeira Marina Ebbecke em um vídeo que explora tanto as imagens da performance da violeira tocando as composições, quanto planos mais experimentais e subjetivos que evocam as características do processo criativo das artistas.
“Torções e Espirais” é uma proposta artística que ensina torções e espirais dentro da Dança Contemporânea pela Abordagem Somática, entendendo o corpo através de suas articulações e respeitando os limites.