
Entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro, o CIESP Jundiaí será palco da exposição fotográfica “Mulheres em Foco: Imagens de Empoderamento e Direitos”, promovida pelo SESI Jundiaí. Essa iniciativa conta com o apoio do Departamento de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí e do CONFEM (Conselho Superior Feminino), que está em fase de implantação na cidade.
Pela primeira vez, a mostra artística, com curadoria de João Kulcsár, sai dos portões do SESI Jundiaí para ser exibida em outro local. O CIESP Jundiaí é a primeira regional a receber essa exposição, que apresenta oito painéis fotográficos focados em divulgar as questões relacionadas aos direitos das mulheres no contexto contemporâneo.
As obras são fruto do projeto da artista Maria Ribeiro, baseado no seu premiado trabalho pela ONU, intitulado “Nós Madalenas”. Esse ensaio fotográfico busca trazer à tona as histórias e vivências de mulheres por meio de autorretratos impactantes.
Visitação aberta ao público
A exposição “Mulheres em Foco” estará aberta ao público no CIESP Jundiaí, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Doroty Nano Martinasso, 150, em frente ao SESI Jundiaí, na Vila Hortolândia.
Parte da campanha “21 dias de ativismo”
A exposição integra a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, reafirmando o compromisso de Jundiaí com a conscientização e o combate às desigualdades de gênero.
Segundo Alexandra Miamoto, diretora do SESI Jundiaí, cada autorretrato da exposição traz palavras inscritas no corpo da artista, acompanhadas de frases que ampliam a narrativa visual. “Essas imagens formam um poderoso mosaico de resiliência, empoderamento e luta por justiça, retratando a força e a determinação das mulheres na busca por equidade”, destacou.
[tdj-leia-tambem]
Para Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí, a mostra é mais do que um evento artístico; é um convite à reflexão. “Mais do que admirar a profundidade das imagens e o impacto das palavras, a exposição nos convida a refletir e reconhecer a luta contínua por direitos e dignidade que elas simbolizam. Que possamos nos deixar impactar e inspirar por esta poderosa exibição”, comentou.
Cida também enfatizou a importância de ações como essa para promover a conscientização social. “A mostra ‘Mulheres em Foco’ é um convite para enxergar histórias de dor e superação de forma transformadora, enquanto reafirma o compromisso da nossa instituição com a promoção de ambientes igualitários e seguros para todas as mulheres.”
Ela lembrou ainda da necessidade de sensibilizar as pessoas para o problema da violência contra as mulheres. “Quase todos os dias vemos na imprensa relatos de violência contra mulheres. Muitas delas podem estar trabalhando ao nosso lado, em nossas indústrias, enfrentando dificuldades que sequer imaginamos. Essa exposição é um alerta para todos nós”, completou.