Orquestra de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O terceiro concerto da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) será uma homenagem do Município ao bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil. Marcado para o próximo sábado (10), às 20h, no Teatro Polytheama, o concerto trará em seu programa, duas obras compostas pelo imperador Dom Pedro I – “Hino à Independência” e “Credo do Imperador” -, além de obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, como “Rapto do Serralho” e “Exultate Jubilate”.

A maestrina Claudia Feres, regente titular e diretora artística da OSMJ, explica a escolha do repertório. “Este programa traz como focos o aspecto musical da época e a deliciosa ideia de termos um rei que também era músico, mostrando uma das peças mais importantes dele que é o Credo. Gosto muito de me lembrar de uma carta de 1821 da Dona Leopoldina a seu pai, o imperador Joseph II da Áustria, em que ela compartilha obras compostas pelo marido, segundo ela, sem o auxílio de ninguém. Sem contar o fato de que Dom Pedro também tocava vários instrumentos, muitas vezes ao lado de seus músicos na orquestra”.

Claudia também explica a alternância com obras do compositor austríaco. “Mozart é o grande nome da época. Sua ópera ‘O Rapto do Serralho’, a primeira ópera em língua germânica, da qual faremos a abertura, foi uma encomenda de Joseph II, um apaixonado por música, que pediu de Mozart uma ópera em língua alemã”.

[tdj-leia-tambem]

O espetáculo contará ainda com as participações especiais da soprano Regiane Martinez e do Coral Madrigal Vivace, sobe a regência de Vasti Atique.

Os ingressos gratuitos ficam disponíveis tanto pela plataforma Sympla quanto diretamente na bilheteria do Teatro. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.