Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) abre sua pré-temporada deste ano com um concerto especial no dia 11 de março, no Teatro Polytheama. Na ocasião, os dez músicos que compõem o núcleo de jovens bolsistas do corpo artístico municipal irão atuar pela primeira vez como solistas.

A preparação dos músicos foi composta de uma séria de masterclasses com especialistas e profissionais renomados de um determinado segmento, além de encontros mediados com os profissionais da orquestra.

Nessa semana, a mediação das atividades ficou a cargo da pianista Miriam Braga, do Conservatório de Tatuí, que fez um trabalho individualizado e em grupo com a peça que cada um deles é responsável.

“Numa orquestra, o músico recebe de seu maestro ou de seus colegas a condução do pensamento artístico durante a performance. No caso de atuar como solista, é ele o dono da festa”, brinca Miriam. “É uma oportunidade nobre, mas também uma mudança de perspectiva, pois coloca o músico em evidência, na boca de cena, sob a atenção e as críticas de todos. Não é só sobre tocar, mas é uma atividade para pensar sobre a performance, a respiração, a interação, é sobre trabalhar o medo do palco e a construção de uma personalidade que já existe dentro dele”, explicou.

A maestrina Claudia Feres, regente titular e diretora artística da OSMJ, destacou a importância da atividade. “Miriam Braga é especialista em trabalhar música de câmara com jovens estudantes e profissionais. Nossos jovens músicos já estão tocando muito bem seus solos, mas a ideia de fazer esse trabalho com a pianista é dar ênfase à interpretação das peças e à postura de palco. Nesse concerto de Pré-Temporada o público vai conhecer melhor nossos jovens músicos e cada jovem terá a oportunidade de colocar em seu curriculum essa experiência importante para sua carreira”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reiterou a proposta da atividade. “Nossa Orquestra passou, no ano passado, por uma importante expansão, que foi a chegada dos instrumentos de sopro e percussão, juntando-se aos das cordas, fazendo-a tornar sinfônica. Com isso, foi criado também um núcleo de jovens músicos, com foco no intercâmbio desses artistas e no enriquecimento da cena cultural da cidade. A proposta desta atividade vem ao encontro de um trabalho já existente e que se fortalece”.

Miriam, que já se apresentou como solista convidada da Orquestra por duas vezes, aproveitou a oportunidade com os músicos e elogiou a iniciativa da Prefeitura pela manutenção do corpo artístico. “Esta é uma necessidade do País se quisermos que haja renovação. Estes jovens vêm com tanto gás, só precisam que lhes sejam abertas as portas”.

Mais masterclass

Ainda para a preparação para o concerto, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí realiza mais uma masterclass com a pianista, também aberta a jovens músicos interessados em participar como ouvintes.

Desta vez, a atividade será realizada na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro), no dia 2 de março (quinta-feira), das 14h às 17h. Os interessados devem se inscrever gratuitamente neste link.