Espetáculo terá duas apresentações uma às 16h, com uma roda de conversa na sequência, e outra às 18h. Foto: João Caldas
Espetáculo terá duas apresentações uma às 16h, com uma roda de conversa na sequência, e outra às 18h. Foto: João Caldas

O Teatro Polytheama recebe neste domingo, dia 30, duas sessões com apresentação gratuita do espetáculo “Momo e o Senhor do Tempo – A Extraordinária História dos Ladrões de Tempo e da Criança que Trouxe de Volta às Pessoas o Tempo Roubado”, espetáculo contemplado com o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais) na categoria Elenco.

Marcadas para as 16h – com um bate-papo com o elenco na sequência – e às 18h, as apresentações chegam a Jundiaí por meio da Programa de Ação Cultural (ProAC) e têm classificação etária sugerida para crianças maiores de 7 anos.

Baseado na obra de Michael Ende, o espetáculo traz em seu elenco premiado Camila Cohen, Eric Oliveira, Ernani Sanchez, Fabrício Licursi e Victor Mendes, e em sua direção, a também premiada – com APCA, Prêmio São Paulo e Prêmio Governador do Estado – Carla Candiotto, que é também a diretora artística da Cia. de Teatro de Jundiaí, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Cultura da cidade.

A menina Momo aparece misteriosamente em uma cidade e vai morar nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Lá, onde as crianças desaprenderam de brincar, pouco a pouco, ela as ensina a redescobrir esse prazer. Com empatia e atenção, ouve as pessoas, valoriza a relação entre os amigos, os encontros e as ideias diferentes.

Tudo parece fazer sentido até que um acontecimento inesperado tira o sossego de todos. Os Seres Cinzas surgem com a finalidade clara de comprar o tempo das pessoas. O tempo para a brincadeira, o tempo para conversar com os amigos, o tempo de olhar as formigas, ou passear, é roubado e trocado por uma moeda que deixará todos tristes. A missão dos Seres Cinzas é convencer as pessoas de que elas devem “economizar” seu tempo, entregando-o a eles. Na real, eles sugam e estocam o tempo do povo com a desculpa de ajudar a poupar mais. Momo e seus amigos precisam agir rapidamente. Precisam de um plano para enfrentar o inimigo e recuperar o “tempo perdido” de todos.

“Mais uma vez, a Prefeitura consegue trazer para a cidade um espetáculo premiado dos palcos da capital. Mas desta vez, a novidade tem algo de especial, pois se trata de uma peça dirigida pela Carla, diretora da nossa companhia de Teatro, e com um tema tão alinhado com o programa municipal Cidade das Crianças, que traz como um de seus eixos o direito que as crianças têm de brincar”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Os ingressos gratuitos – dois por pessoa – serão distribuídos a partir das 10h30 do sábado (29), tanto na bilheteria do Teatro quanto na internet, pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.