Programação de outubro no Sesc traz panorama da produção literária de Jundiaí e região

Expressão cultural que transcende fronteiras, idiomas e gerações, a literatura tem o poder de nos conectar com histórias globais, mas é igualmente importante para mostrar a riqueza e a diversidade das vozes literárias locais.

Nesse sentido, nasce o projeto ‘Palavras em Casa’, uma iniciativa do Sesc Jundiaí que, durante todo o mês de outubro, busca trazer a produção literária da região para o centro do palco, celebrando os talentos locais e buscando inspirar novos escritores. As atrações são todas gratuitas.

Intervenção

Ao andar pela unidade, as pessoas vão se deparar com a intervenção ‘Seu trecho de hoje’, que traz cartazes ao estilo lambe-lambe espalhados por diferentes pontos do prédio. A íntegra desses livros de autores e autoras da cidade estão disponíveis na biblioteca e podem ser lidos ali ou emprestados por qualquer pessoa para ler em casa. 

Em exposição até 29/10 (terça a sexta, 9h às 22h; sábado e domingo, 10h às 19h).

Bate-papo

No formato de bate-papo, acontece um encontro entre Ede Galileu, Hildon Vital, Thiago Machado, com mediação de Podre Flores, autores cujas obras têm Jundiaí como papel fundamental na narrativa.
Quarta, 4/10, às 19h30
Teatro | Livre | Retirada de ingressos 1h hora antes, na Loja Sesc

E um outro encontro somente com mulheres, traz escritoras de diferentes estilos literários: Mara Lígia, Tuka Vilhena, Sabrina Gottschlisch e Anna Grego na mediação.
Quinta, 5/10, às 19h30
Teatro | Livre | Retirada de ingressos 1h hora antes, na Loja Sesc

Os renomados professores Douglas Tufano e José Felício, ambos fortemente ligados a Jundiaí, batem um papo sobre literatura e a importância de fortalecer o movimento literário local.
Sábado, 14/10, às 14h30
Biblioteca | Livre

Espetáculo

No teatro, ocorre a leitura dramática e encenada de casos que compõem o livro ‘Delegacia da Mulher’, de Rosita Veras, autora jundiaiense e investigadora aposentada da Polícia Civil de Jundiaí. Ao final, Rosita bate um papo com Paty Lemes, também escritora.

Sexta, 6/10, às 20h
Teatro | Livre | Retirada de ingressos 1h hora antes, na Loja Sesc

Itinerância artística

Cláudio de Albuquerque e Celso Junior, o poeta e o músico, resolvem criar um movimento em que a ideia é potencializar e dar voz ao público presente por meio de poesias, poemas e literatura. A troca viva e pulsante de saberes ocorrerá a partir dessas trocas com o público.

Sábado e domingo, 7 e 8/10, às 15h30
Terraço | Livre

Feira literária

O terraço vira palco de uma feira literária – um espaço expositivo com autoras e autores do coletivo Canto das Letras e outros escritores/as da cidade. Uma excelente oportunidade para conhecer novos artistas da palavra, conversar, fotografar e garantir um autógrafo.

Sábado e domingo, 7 e 8/10, das 14h30 às 17h30
Terraço | Livre

Ateliê de serigrafia

Com inspiração nos trechos das obras literárias dos autores que participarão da feira, um ateliê aberto vai permitir que o público possa imprimir suas próprias gravuras através da técnica da Serigrafia e estampá-las em marcador de livro, gravuras e em peças de roupas que os participantes trouxerem.

Sábado e domingo, 7 e 8/10, das 14h30 às 17h30
Terraço | Livre

Música

Uma apresentação nas vozes de Renata Iacovino e Josyanne Rita homenageia a obra de Vinícius de Moraes e abraça música e poesia levando ao público um diálogo entre as duas linguagens.

Domingo, 15/10, às 17h30
Terraço | Livre

Contação de histórias

A Bela Cinza

A autora e atriz Raquel Medeia narra a história de seu primeiro livro ‘A Bela Cinza’. Uma menina que gosta tanto do seu celular que perde o gosto pelas coisas simples da vida e acaba ficando cinza. Acompanhada da ilustradora Ju Parize, que fará desenhos e pinturas ao vivo. Os músicos Felipe Silva, Helty Gomes e Melina Nucci dão o tom para prepararmos os sentidos.

Domingo, 8/10, às 11h
Biblioteca | Livre

Homem-Chiclete

Um super-herói nacional, ou melhor, um herói de Jundiaí salta dos quadrinhos em uma divertida narrativa. Baseado nas histórias do quadrinista Ede Galileu, vamos apresentar a origem do personagem e mais algumas aventuras vividas por ele. Lembrando que o maior poder do Homem-Chiclete é o de nunca desistir e sempre superar os problemas com muito bom humor.

Domingo, 15/10, às 11h
Biblioteca | Livre

Bom dia, todas as cores!

A partir da história ‘Bom dia, todas as cores’, de Ruth Rocha, as narradoras da Cia Contando com Encanto convidam o público a navegar por brincadeiras cantantes, aguçar a escuta e o prazer de se ouvir uma boa história.

Domingo, 29/10, às 11h
Biblioteca | Livre

O Sesc Jundiaí fica na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.