
O Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí promoverá a Rota da Cerveja Artesanal, e está recebendo inscrições de produtores locais. A princípio, a rota está cadastrando cervejarias artesanais com fábrica própria, cervejarias ciganas, brew pubs, bares de cervejas artesanais e lojas de insumos para produção.
A organização iniciou o mapeamento de atrativos para a nova rota. Assim, podem identificar tipos de empreendimentos da região para oferecer uma ampla gama de experiências para turistas e visitantes. Empreendimentos interessados podem preencher o formulário neste link..
“A cerveja artesanal possui um lema: beba menos, beba melhor”, comenta Charles Henrique da Cruz, fundador do Polo Cervejeiro de Jundiaí. “Esse nicho possui um papel muito importante no turismo, pois estamos vivendo uma época em que as pessoas buscam por experiências diferentes. E a cerveja artesanal não é só o líquido, mas também a experiência”. “A criação de uma rota cervejeira irá auxiliar muito os produtores e donos de estabelecimentos, principalmente por contar com a ampla divulgação da Prefeitura de Jundiaí. No total, possuímos 11 associados ao Polo Cervejeiro que fabricam a própria cerveja”, completa Charles.
Rotas Turísticas de Jundiaí
A Rota da Cerveja Artesanal passará a compor o conjunto de Rotas Turísticas de Jundiaí. “As Rotas Turísticas, hoje, concentram o maior conjunto de atrativos e de fluxo turístico do município”, explica a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro. “Com mais uma Rota Turística, fomentamos ainda mais o turismo em Jundiaí, aumentando e diversificando as opções de experiências para turistas que visitam nossa cidade, além de atrairmos um segmento de público que só cresce, que é o público da cerveja artesanal. Nosso município só ganha com mais essa iniciativa”.
Além da Rota da Cerveja Artesanal, o Departamento de Fomento ao Turismo faz o mapeamento de uma nova rota rural, na região dos bairros do Corrupira, Fernandes, Pinheirinho, chegando até a região dos bairros do Champirra e Rio Acima. “A proposta é desenvolver mais uma rota também nessa região, que tem crescido em número de atrativos diversificados e que já é reconhecida como região de cicloturismo. Novos empreendimentos estão surgindo para atender este perfil e atrair outros, o que amplia ainda mais a possibilidade de crescimento do fluxo turístico de Jundiaí”, informa a diretora.
[tdj-leia-tambem]