Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mês ou outro ela chega: a sexta-feira 13. Para alguns, é uma data que dá medo e traz azar, para outros é uma excelente desculpa para maratonar filmes do gênero.

Os filmes de terror são clássicos para assistir neste dia, mas nem sempre precisa ser aquele filme aterrorizante que promete susto o tempo todo; um excelente suspense que te prende do começo ao fim também é uma ótima pedida.

Por isso, reunimos uma lista com 13 filmes que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, que vão de clássicos a novidades, com opções de roer as unhas e outras que não vão te deixar piscar. Confira!

Corra! (2017) – Netflix

O aclamado suspense psicológico se tornou um fenômeno de bilheteria e levou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Na trama, Chris, um jovem negro está prestes a conhecer a família de sua namorada branca, Rose, e o que a princípio parecia ser um comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela, com o tempo, Chris percebe que eles escondem algo muito mais perturbador. Corra! é um thriller muito eficiente que trata sobre racismo e que ainda consegue contar com ótimos momentos de humor.

Halloween: A Noite do Terror (1978) – Amazon Prime

A conhecida franquia Halloween já teve muitas versões produzidas ao longo dos anos, mas nada como a original, onde tudo começou, para entrar no clima do terror. Nesse clássico de John Carpenter, de1978, o psicopata Michael Myers (Tony Moran) volta a sua cidade natal após ter vivido quinze anos em uma instituição por ter assassinado sua a irmã. Agora que voltou, seu único propósito é continuar aterrorizando.

Sexto Sentido (1999) – Star+

Esse clássico dos anos 90, embora mescle diferentes gêneros, não poderia ficar de fora da lista. Escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, o thriller traz excelentes atuações de Bruce Willis e do até então garotinho Haley Joel Osment. Na trama, o psicólogo infantil Malcolm Crowe, vivido por Willis, abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

O Pálido Olho Azul (2022) – Netflix

Recém-lançado, o suspense da Netflix acompanha o detetive Landor, vivido pelo ótimo Christian Bale, investigando uma série de assassinatos que ocorreram em 1830 na Academia Militar dos Estados Unidos. Ele conta com a ajuda de um dos jovens da academia, o cadete Edgar Allan Poe, interpretado por Harry Melling (Harry Potter). Dirigido e escrito por Scott Cooper (Coração Louco), o longa é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Louis Bayard e, embora traga personagens reais, a história é uma ficção.

Fuja (2021) – Netflix

Diane, interpretada pela excelente Sarah Paulson, é uma mãe superprotetora que faria de tudo pela filha Chloe, vivida pela estreante Kiera Allen – que diga-se de passagem, não se intimidou nem um pouco em contracenar com uma estrela de Hollywood. No longa, Chloe é cadeirante (assim como a atriz na vida real) e sofre de inúmeras doenças, como arritmia e diabetes. Com o tempo, ela começa a suspeitar do comportamento estranho de sua mãe, desconfiando que ela esconde um segredo sinistro.

Um Lugar Silencioso (2018) – Star+

O filme apresenta uma realidade pós apocalíptica em que a Terra foi dizimada por criaturas assustadoras que são atraídas pelo som. Além de comandar a direção, John Krasinski interpreta o protagonista ao lado da esposa Emily Blunt, e juntos precisam sobreviver à ameaça que os rodeiam e protegerem sua família. O longa esteve disponível na Netflix e agora é possível assisti-lo no Star+. Uma boa notícia é que a sequência estreia – coincidentemente ou não – nesta sexta (13), na Netflix.

A Órfã (2009) – HBO Max

Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) ficam arrasados devido a um trágico aborto e decidem adotar a pequena Esther, de 9 anos. O que eles não poderiam imaginar é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina e Kate desconfia que Esther não é tão inocente quanto parece ser.

O Homem nas Trevas (2016) – Netflix

O filme, escrito e dirigido por Fede Alvarez, de A Morte do Demônio, conta a história de três jovens que realizam pequenos roubos, todos muito bem planejados. Entretanto, quando escolhem o último alvo, um senhor cego e milionário, as coisas mudam e os papéis se invertem. Os criminosos agora são as “vítimas” e precisam lutar pela sobrevivência diante de um homem com vontade de vingança.

A Maldição da Chorona (2019) – HBO Max

Em Los Angeles, na década de 1970, uma assistente social viúva cria seus dois filhos sozinha. Ela começa a notar semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural chamada de La Llorona (Chorona). A lenda conta que, em vida, Chorona afogou seus filhos e depois se jogou no rio, debulhando-se em lágrimas. Agora ela chora eternamente, indo atrás e capturando outras crianças para substituir seus filhos.

It: A Coisa (2017) – HBO Max

Nesta adaptação da obra literária homônima de Stephen King, acompanhamos um grupo de sete adolescentes de uma pequena cidade no Maine, liderados por Billy, um menino traumatizado pelo desaparecimento de seu irmão mais novo, Georgie. O grupo acaba descobrindo que, além de Georgie, outros meninos desapareceram misteriosamente na cidade e, ao investigar, acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

A Hora do Pesadelo (1984) – HBO Max

Mesmo que você não tenha assistido a nenhum filme da franquia, certamente conhece o vilão que dispensa apresentações. Freddy Krueger é um assassino que ataca adolescentes no mundo dos sonhos e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade um homem que molestou crianças e foi queimado vivo pela vizinhança. Agora ele retorna para se vingar. O roteiro e a direção é de Wes Craven.

A Freira (2018) – HBO Max

Fazendo parte da franquia Invocação do Mal, em A Freira, quando uma irmã comete suicídio em um convento na Romênia, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça para investigar o ocorrido. Arriscando suas vidas e a fé, os dois descobrem um segredo profano no local, confrontando-se com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha espiritual.

Sexta-Feira 13 (1980) – HBO Max

E para fechar a lista, não poderia ser diferente, o clássico cujo nome diz tudo. Na trama, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas, em 1958. Anos depois, em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um…