Cantos+de+Xícaras_crédito+Sol+Faganello-compressed
Foto: Sol Faganello

Comemorando o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 1° de outubro, o Sesc São Paulo apresenta a Mostra Sentidos: a longevidade na arte, entre 1 e 9 de outubro, em 19 unidades do estado. O evento visa dar visibilidade à temática do envelhecimento, do presente à antecipação de realidades futuras.

Através de espetáculos, intervenções, oficinas, bate-papos e ações artísticas ligadas à dança e ao teatro, a celebração busca proporcionar reflexões e manter um diálogo com o público de diferentes faixas etárias.

Além disso, a mostra busca fomentar a convivência com o respeito à diferença e à diversidade cultural, bem como valorizar corpos e narrativas no envelhecimento, chamando a atenção para a longevidade.

Em Jundiaí, o Sesc recebe o espetáculo ‘Canto de Xícaras’, que aborda memórias e afetividade. Com Helena Miguel, atriz, palhaça, diretora, empreendedora e fundadora e diretora da Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Pronto Sorrir, o enredo conta a história de uma xícara centenária que decide compartilhar com o público suas experiências, promovendo reflexões sobre vida, tempo e existência. Direção da Cia Hiato.

A Mostra Sentidos faz parte do programa Trabalho Social com Idosos que oferece atividades permanentes nas unidades do estado há quase 60 anos, prezando pela valorização social e pelos diferentes processos de envelhecimento da sociedade, respeitando a individualidade de cada pessoa, descontruindo estereótipos e preconceitos e incentivando o protagonismo e as relações intergeracionais.

Canto de Xícaras

Esquecida em uma prateleira empoeirada e à beira de entrar na partilha de bens de uma família de São Paulo, uma xícara centenária resolve compartilhar com o público suas reflexões e resgatar as memórias do seu tempo de existência. Com Helena Miguel, atriz, palhaça, diretora, empreendedora e fundadora e diretora da Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Pronto Sorrir. Direção da Cia Hiato.

Serviço:

Espetáculo teatral – Cantos de Xícaras, com Helena Miguel, da Cia Hiato:

  • Dia 5/10 – quarta-feira, 15h30; 
  • Classificação: livre; 
  • Localização: Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico – Jundiaí;
  • Ingressos:
    • Presencialmente de terça a sexta-feira das 9h às 21h30 e sábado e domingo das 10h às 18h30. 

Trabalho Social com Idosos – TSI

O Sesc São Paulo iniciou o Trabalho Social com Idosos, em 1963, entendendo que o respeito e a responsabilidade com as pessoas que têm mais de 60 anos competem à sociedade como um todo.

O programa estimula ao longo do ano, a reflexão sobre o envelhecimento e a longevidade, a construção de conhecimentos, desconstrução de estereótipos e preconceitos, cuidados com a saúde e sociabilização. O incentivo ao protagonismo e ao relacionamento intergeracional faz também parte dos três eixos do TSI: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania. 

Para mais informações, www.sescsp.org.br/mostrasentidos

O Dia Internacional da Pessoa Idosa

Comemorado em 1 de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, proteção e cuidados com a população mais idosa.

[tdj-leia-tambem]