
Nesta terça-feira (6) foi ao ar o primeiro episódio do especial da série Sob Pressão. O episódio foi o primeiro drama médico da televisão a retratar a pandemia do Covid-19. “Sob Pressão – Plantão Covid” é um especial que terá duas partes e aborda a questão do combate da pandemia no sistema público de saúde brasileiro.
A mensagem do especial televisivo diz que “por trás das máscaras [médicas] existe alguém que se arrisca para salvar quem você ama”. Assim, os atores voltaram a gravar a série utilizando máscaras, luvas e roupas específicas para o enfrentamento de uma pandemia.
No final da terceira temporada, a série terminou com os protagonistas, Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade), se mudando para o interior do país. A Globo havia considerado encerrar a produção por aí, com um encerramento na jornada dos personagens. Mas, antes disso, a série foi renova e a pandemia atingiu o país e o mundo antes das gravações.
A produção da série, dirigida por Lucas Paraizo, contou com a consultoria do médico Marcio Maranhão. Nesta nova etapa, o casal protagonista volta para o Rio de Janeiro para ajudar no atendimento de um hospital de campanha lotado com pacientes infectados com o coronavírus.
De volta aos estúdios
O elenco de Sob Pressão foi o primeiro a voltar aos estúdios Globo, em agosto. Sendo assim, todos os protocolos e exigências sanitárias foram seguidas rigorosamente e no fim dos 21 dias de gravação ninguém do elenco foi infectado.
Durante toda a gravação os profissionais passaram por testes semanalmente e, de acordo com os atores, foi um grande desgaste físico e emocional. Um dos protagonistas, Julia Andrade, disse que a sensação era de ter gravado uma temporada inteira, e não apenas dois episódios.
“Foi a experiência mais difícil que eu vivi no ‘Sob Pressão’ até hoje”, disse Marjorie Estiano.
O segundo episódio de Sob Pressão: Plantão Covid está programado para ir ao ar na próxima terça-feira (13), após a novela “Força do Querer”.