Isabela Galli.
Isabela Galli, vice-presidente da Avery Dennison para América Latina, destaca que rótulos autoadesivos aceleram a circularidade (Foto: Divulgação/ Assessoria de imprensa)

O white paper lançado pela Avery Dennison, líder global em ciência de materiais e soluções de identificação digital, destaca o papel estratégico das etiquetas autoadesivas na promoção da circularidade das embalagens e no avanço das metas de sustentabilidade de empresas de bens de consumo embalados (CPG).

Intitulado ‘Etiquetas autoadesivas e seu papel na promoção da circularidade das embalagens’, o estudo aponta que um aumento de apenas 1% nas taxas de reciclagem poderia evitar cerca de 2 mil toneladas de resíduos plásticos anualmente em grandes aplicações de engarrafamento.

Marcas buscam embalagens 100% recicláveis até 2030

De acordo com o white paper, quase todas as grandes marcas globais de CPG estabeleceram metas para que suas embalagens sejam 100% recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2030. A pressão crescente de consumidores, varejistas, órgãos reguladores e investidores está acelerando a transição para modelos de economia circular.

“Empresas de bens de consumo enfrentam uma pressão cada vez maior de consumidores, varejistas, órgãos reguladores, investidores e colaboradores para priorizar a economia circular”, afirmou Ryan Yost, presidente da Avery Dennison, Materials Group. “Nosso white paper fornece dados ricos baseados em entrevistas conduzidas com empresas globais de bens de consumo, bem como materiais de fontes reconhecidas e insights das equipes da Avery Dennison que atuam globalmente”, acrescenta.

[tdj-leia-tambem]

O papel das embalagens na percepção do consumidor

A pesquisa mostra que 31% dos consumidores consideram o investimento em embalagens sustentáveis como uma das três principais formas de as marcas lidarem com questões ambientais. Esse dado reforça que a embalagem é um dos pontos mais visíveis e controláveis da sustentabilidade percebida por quem compra.

Entre 2013 e 2023, produtos sustentáveis representaram cerca de 31% do crescimento do setor de CPG, embora sua participação de mercado ainda seja de apenas 18,5%.

Desafios e oportunidades para reduzir o consumo de plásticos

Mesmo com avanços em processos de produção, uso e descarte, o consumo global de plásticos quadruplicou nos últimos 30 anos. Hoje, ele representa 3,4% das emissões globais de carbono e gera cerca de 350 milhões de toneladas de lixo, sendo 40% desse volume oriundo de embalagens.

Regulamentações como o Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR), em tramitação na Europa, exigem que as embalagens sejam projetadas para reciclagem e determinem que ao menos 10% das embalagens de bebidas sejam reutilizáveis até 2030.

Etiquetas inovadoras melhoram reciclagem e aumentam circularidade

Uma das soluções apresentadas no white paper é a nova geração de etiquetas autoadesivas com funcionalidade de “desprendimento limpo”. Essas etiquetas permitem a separação eficiente de rótulos e tintas durante o processo de reciclagem, resultando em materiais reciclados de maior qualidade. No caso de plásticos rígidos como PET e HDPE, isso possibilita a produção de novas garrafas sem a necessidade de usar plástico virgem, elevando a circularidade das embalagens.

“Os rótulos autoadesivos desempenham um papel essencial na circularidade das embalagens, possibilitando uma reciclagem mais limpa, apoiando sistemas de reutilização e refil, além de aprimorar a transparência na cadeia de suprimentos. No Brasil, onde a conscientização sobre a economia circular está em crescimento e a infraestrutura de reciclagem avança rapidamente, temos uma oportunidade única de acelerar essa transformação”, afirma Isabela Galli, Vice-Presidente da Avery Dennison Materials Group para América Latina.

Além disso, plásticos rígidos reciclados emitem cerca de 70% menos emissões de carbono em comparação aos produzidos a partir de plástico virgem.

Metodologia e abrangência global do estudo

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas em 2024 com empresas de bens de consumo, recicladores e especialistas em mais de nove países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido e China. O estudo também analisou relatórios globais da indústria, pesquisas de mercado, testes de terceiros e insights das equipes globais da Avery Dennison.

Clique aqui e acesse o white paper!

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é líder global em ciência de materiais e soluções de identificação digital. A empresa desenvolve produtos que promovem eficiência, reduzem desperdícios, estimulam a sustentabilidade e fortalecem a conexão entre marcas e consumidores. Com aproximadamente 35 mil funcionários em mais de 50 países, a companhia registrou vendas de US$ 8,8 bilhões em 2024, atendendo a setores como cuidados pessoais, varejo, logística, alimentos, farmacêutico e automotivo.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4