
Jundiaí se destaca mais uma vez no cenário nacional, ao conquistar o 8º lugar no Ranking do Saneamento 2024 entre as cidades brasileiras com mais de 400 mil habitantes. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Trata Brasil (ITB), com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2022.
Na classificação geral entre todos os municípios do país, Jundiaí ocupa a 11ª posição e figura como a 6ª colocada entre as cidades paulistas.
Saneamento universalizado e tratamento de esgoto eficiente
De acordo com os dados do estudo, 99,63% da população urbana e rural de Jundiaí é atendida com rede de água, enquanto 98,79% conta com rede de esgoto. Além disso, 100% do esgoto coletado no município passa por tratamento, retornando limpo à natureza – um dos indicadores mais valorizados no ranking.

A cidade subiu 13 posições em relação ao levantamento anterior, evidenciando os avanços contínuos no setor. O reconhecimento reforça o trabalho da DAE Jundiaí e da Prefeitura no compromisso com a universalização do saneamento.
[tdj-leia-tambem]
Saneamento é sinônimo de saúde e desenvolvimento
Os investimentos no setor refletem diretamente na qualidade de vida da população, principalmente das crianças, e também no desenvolvimento econômico. O acesso a serviços eficientes de água e esgoto é um dos fatores que atrai empresas para a cidade, contribuindo para que Jundiaí figure como a 12ª cidade do Brasil com maior PIB per capita.
O município atende às metas do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), que estabelece como universalização o atendimento de 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		