
A tradicional Festa da Uva de Jundiaí encerrou sua 40ª edição com um balanço positivo e recorde de público. Com o tema “Paixão de Jundiaí”, o evento reuniu mais de 314 mil visitantes no Parque da Uva, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou a grandiosidade da edição e o envolvimento da comunidade. “Aos 91 anos, a tradicional Festa da Uva de Jundiaí demonstrou toda a sua juventude e vivacidade, presentes na alegria estampada nos rostos de todos os seus visitantes e trabalhadores envolvidos. Isso é resultado dos esforços das Unidades de Gestão da Prefeitura, da Associação Agrícola, dos produtores rurais, artistas locais, artesãos, entidades socioassistenciais e comunidades de bairros, que, ao longo das últimas quatro semanas, fizeram desta edição a melhor já realizada em todos os tempos”, afirmou.
A gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, ressaltou a importância do evento para a economia local. “Quando iniciamos esta edição da Festa, reforçamos a sua importância enquanto política pública de fortalecimento da produção agrícola, das atividades vinculadas ao Turismo e do envolvimento das comunidades e bairros da cidade. Chegar ao final desta edição, com o crescimento dos números e aprovação do público visitante e das pessoas envolvidas é mais uma evidência da assertividade obtida com este formato da Festa e o quanto ela contribui para o crescimento de Jundiaí e dos jundiaienses”, comentou.

Cultura e entretenimento em destaque
A gestora de Cultura, Clarina Fasanaro, fez um balanço sobre o impacto cultural da Festa. “A Festa da Uva demonstrou, em mais esta edição de sucesso, a sua importância para a Cultura e tradição locais e para o fomento da produção artística no Município. Sem dúvida a Festa da Uva se tornou o palco de maior destaque para os músicos da cidade. O que vimos nesses últimos quatro finais de semana foram mais de 1,5 mil artistas contratados e a realização de mais de 250 atrações. Somente nos cinco palcos temáticos do parque, foram 180 as apresentações musicais, que contemplaram todos os gostos e preferências. Pelas ruas do parque, atores, bailarinos e poetas nas intervenções artísticas interagiram com o público trazendo a magia e a fantasia que alegram tanto as crianças quanto os adultos. No palco interno, dezenas de escolas de música apresentaram suas coreografias. A Literatura e as Artes Visuais também foram contempladas, com estandes de venda das obras dos artistas da cidade. Sucesso que pudemos ver na aprovação do público e neste ‘gostinho de quero mais’ que fica para a próxima edição”.
[tdj-leia-tambem]
Recorde nas vendas de frutas e arrecadação solidária
As vendas de frutas também cresceram significativamente nesta edição, totalizando mais de 110 toneladas vendidas, um aumento de quase 22% em relação à edição de 2024. Somente de uvas, as barracas dos bairros rurais da Vila das Frutas venderam 78,7 toneladas, sendo 51,6 toneladas de Uva Niagara Rosada de Jundiahy.
Outras frutas também tiveram grande saída:
- Figos: 8,2 toneladas;
- Goiaba: 6,4 toneladas;
- Pitaia: 5,3 toneladas;
- Pêssego: 3 toneladas.
Na Vila das Frutas, foram vendidos mais de 4,5 mil potes de salada de frutas e 3,7 mil litros de suco de uva.
Além das vendas, a solidariedade também esteve presente. Durante os quatro finais de semana do evento, foram arrecadadas cinco toneladas de alimentos não perecíveis por meio do ingresso solidário. Os donativos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, que distribui kits de alimentos e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Julgamento das frutas valoriza produtores
Nos quatro dias de julgamento das frutas expostas no Pavilhão Bem-Vindo, 70 agricultores de doze bairros rurais participaram da seleção. A competição reconhece a qualidade e o trabalho dos produtores locais, incentivando a produção agrícola de Jundiaí.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		