Clube dos Motociclistas Surdos
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos de Jundiaí recebeu, no último sábado (15), um grupo especial: o Clube dos Motociclistas Surdos do Brasil. Fundado em 1964, o clube reúne membros de diversas partes do país, como Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os motociclistas foram recebidos no Paço Municipal pelo Grupo dos Motociclistas Insanos, de Jundiaí, pela Corte da Uva e por uma equipe de 10 intérpretes de Libras. Em seguida, o grupo se dirigiu ao Parque Comendador Antônio Carbonari, evidenciando o espírito de inclusão e acessibilidade do evento.

Luciano Germano, um dos organizadores do encontro do Clube dos Motociclistas Surdos na 40ª Festa da Uva, enfatizou a importância do evento. “Um evento como esse representa a verdadeira inclusão. Temos gente de várias cidades do Brasil, e a Festa da Uva é um evento de todos”.

Presença consolidada e celebração

Esta é a segunda vez que o Clube dos Motociclistas Surdos participa da Festa da Uva, o que reforça sua presença como um dos movimentos de inclusão do evento. Anésio Campanella, sócio do clube, viajou de Bebedouro para participar desta edição, e expressou. “Essa caminhada entre surdos e ouvintes mostra que amizade, companheirismo e amor são o caminho para a inclusão”.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Humberto Grippi, professor de Libras, veio do Rio de Janeiro para prestigiar o encontro. Ele expressou sua gratidão pela calorosa recepção e se emocionou com a experiência: “Agradeço à organização e à Associação dos Surdos de Jundiaí pelo trabalho maravilhoso de inclusão. É uma data especial, e com certeza voltaremos nos próximos anos”.

Humberto Grippi
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Comunidade, paixão e compromisso

Com a participação de dezenas de motociclistas, o encontro demonstrou a força e a união da comunidade, que compartilha a paixão pelas duas rodas e o compromisso com a acessibilidade. Além do tradicional desfile pelas ruas da cidade, os participantes puderam aproveitar a programação diversificada da Festa da Uva, que inclui apresentações culturais, gastronomia e exposições.

Marcela Moro, gestora da Unidade de Gestão de Agronegócio e Turismo, explicou. “Nosso objetivo é trazer o conceito de acessibilidade universal. Queremos uma festa para todos, com espaços adaptados para que todos possam vivenciá-la da melhor forma possível”.

Encerramento e convite

O último fim de semana desta edição da Festa da Uva ocorrerá neste domingo (16), das 10h às 21h, no Parque da Uva (Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú). A entrada é gratuita, com a sugestão de um ingresso solidário: a doação de um alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade (Funss).

[tdj-leia-tambem]