
Entre um estande e outro, em meio ao aroma das comidas típicas e ao som das atrações musicais, é impossível não se encantar com a variedade de produtos expostos na 41ª Festa da Uva de Jundiaí e 12º Expo Vinhos. Das peças artesanais aos itens produzidos em pequena escala, o evento também se consolida como vitrine para o empreendedorismo local, revelando histórias de dedicação, criatividade e superação por trás de cada banca.
Programa Jundiaí Feito a Mão valoriza artesãos da cidade
A presença em peso do Programa Jundiaí Feito a Mão, criado pela Diretoria de Turismo, reforça o objetivo de fomentar a atividade artesanal e valorizar a cultura material do município. Dos mais de 200 artesãos cadastrados para os eventos itinerantes, 48 expositores participam da festa.
Entre eles está Meire Maion, que apresenta acessórios e artigos místicos com cristais de proteção e materiais naturais. “Existe uma procura cada vez maior por essa conexão com a natureza, e aqui sai de tudo, desde colares e pulseiras até filtros dos sonhos”, conta. Segundo ela, as vendas chegam a cerca de 90 peças por dia.
A sustentabilidade também ganha espaço com o trabalho de Vera Cosin, que reutiliza jeans descartados para confeccionar bolsas, doleiras e jogos americanos.
“O jeans é um grande poluidor ambiental, e aqui conseguimos fazer, deles, peças úteis para o dia a dia. A Festa da Uva é a nossa propaganda, porque recebemos todo tipo de público”.
Galpão Criativo reúne inovação e produtos pet
No Galpão Criativo, ao lado da praça de alimentação, outros estandes reúnem produtos feitos por expositores locais. A artesã Cilene Rios aposta no segmento pet, com roupinhas, tapetes e acessórios para cães e gatos, alcançando mais de 100 itens vendidos por dia. “Nossos bichinhos fazem parte da família, e só aumentamos as vendas a cada ano”, diz, ao mostrar um de seus destaques: um vestidinho com estampa de uva.
Unindo tecnologia e arte, o casal Cristina Soares e Marcos Roberto Moreira chama a atenção com peças coloridas produzidas em impressora 3D. Com valores a partir de R$ 6, o estande atrai principalmente crianças e jovens. “Eles adoram os bichos e personagens de desenho, que também fazemos por encomenda no tamanho e formato desejado. O sucesso é tanto que em um único dia quase vendemos todo o estoque”.
Apoio ao pequeno empreendedor fortalece a economia local
Para o prefeito Gustavo Martinelli, apoiar os empreendedores locais nesta edição — a maior Festa da Uva já realizada — é uma estratégia que vai além do desenvolvimento econômico.
“Eventos como esse criam oportunidades de geração de renda, visibilidade para pequenos negócios e fortalecimento da economia do município. Ao mesmo tempo, valorizamos a cultura local, porque cada produto exposto aqui carrega a identidade da nossa gente”, destacou.
Serviço
A 41ª Festa da Uva e 12º Expo Vinhos segue até 8 de fevereiro, com entrada gratuita.
- Sextas-feiras: das 18h às 22h
- Sábados e domingos: das 10h às 22h