
A Festa da Uva de Jundiaí 2026 está pronta para redefinir a experiência do visitante ao unir tradição, tecnologia e impacto social. Embora a programação traga inovação, música e imersão digital, é o caráter solidário que faz do evento um dos mais importantes do calendário de Jundiaí. A cada consumo nos estandes das entidades assistenciais, o público transforma gastronomia em amparo, esperança e continuidade de projetos sociais essenciais para a cidade.
O poder transformador de um gesto simples
A essência da Festa da Uva está no impacto social direto. Ao escolher comer nos estandes das entidades, o visitante contribui para manter em funcionamento iniciativas que oferecem dignidade, apoio psicológico, alimentação e capacitação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre as dezenas de instituições beneficiadas, duas histórias exemplificam a força desse modelo solidário.
Associação Maria de Magdala: autonomia e reconstrução de vidas
Com 30 anos de atuação, a Associação Maria de Magdala (AMM) encontra na Festa da Uva um verdadeiro pilar de sobrevivência. A entidade atua no fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social — muitas delas sobreviventes de abuso sexual na infância e adolescência — e de seus filhos.
O trabalho é 100% voluntário e voltado à reconstrução da autoestima e da autonomia. Por meio de reuniões com acompanhamento psicológico e do projeto de cozinha “Saber do Sabor”, as mulheres aprendem a produzir bolos, pães e temperos, com 100% da renda revertida para elas mesmas.
“Os valores arrecadados na Festa da Uva garantem de 4 a 5 meses de atendimento, alimentação e um melhor suporte para as mulheres e crianças que assistimos,” explica a Associação.
Ao adquirir lanches como hambúrgueres, lanche de frango, mortadela ou porpeta no estande da AMM, o visitante investe diretamente em meses de terapia, orientação social e capacitação profissional.
ACAI: combate ao preconceito, à fome e à exclusão
Com 22 anos de história, a Associação de Combate à Aids Infantil (ACAI) atende mensalmente cerca de 120 pessoas, oferecendo apoio a famílias com crianças que convivem com o vírus HIV/AIDS em Jundiaí. A atuação vai além da saúde, enfrentando o preconceito e garantindo segurança alimentar.
A Festa da Uva é a principal fonte de receita anual da instituição. Em 2020, a renda obtida com a venda de Crepe Suíço foi decisiva para a continuidade do trabalho.
“Se não fosse o recurso financeiro dessa festa, em 2020 teríamos fechado nossas portas. A renda conseguiu proporcionar o pagamento de nosso aluguel e as despesas com as famílias por 6 meses,” relata Flavia Botelho, responsável pela ACAI.
Com a previsibilidade da arrecadação do evento, a entidade consegue planejar o orçamento e manter o atendimento, as despesas básicas da sede e o suporte às famílias por até sete meses.
Tradição e tecnologia: a festa que olha para o futuro
A 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí também se destaca pela forte aposta em inovação. A edição de 2026 promete ser a mais interativa e personalizada da história do evento.
Novidades tecnológicas
- Passaporte de Imigração Digital: experiência gamificada que transforma a visita em uma jornada interativa. O visitante poderá carimbar virtualmente 37 pontos estratégicos e, ao concluir o percurso, receber o Certificado de Explorador Master e mimos exclusivos.
- Pulseira com QR Code: além de lembrança, a pulseira permitirá a coleta de dados como origem, faixa etária e preferências do público. Em troca, o visitante recebe brindes, como um livro de receitas inéditas. As informações vão ajudar a aprimorar atrações, infraestrutura e o turismo local.
Para a secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, o evento mantém sua essência mesmo ao se modernizar.
“A Festa da Uva é o coração pulsante de Jundiaí. Para 2026, estamos mergulhados em um planejamento criativo para que a tradição converse com a modernidade, proporcionando experiências únicas e interativas. Nosso compromisso é fazer uma festa que abrace a todos e celebre com orgulho o que Jundiaí tem de melhor”.
A grandiosidade da Festa da Uva em números
Os resultados comprovam a relevância do evento. Em 2025, a Festa da Uva recebeu 314 mil visitantes, vindos de mais de 400 cidades e 20 países, com a comercialização de mais de 110 toneladas de frutas.
Para 2026, a expectativa é superar esses números, mantendo os pilares que consagraram a festa: entrada gratuita, ambiente familiar e pet friendly, valorização dos produtores locais e uma programação cultural diversificada.
Save the date: participe e transforme
A Festa da Uva de Jundiaí é um convite para celebrar cultura, inovação e solidariedade. Ao participar, cada visitante ajuda a transformar realidades e garantir o futuro de centenas de famílias.
41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí
De 15 de janeiro a 08 de fevereiro de 2026
- Quinta-feira (15 de janeiro – abertura): 18h às 22h
- Sextas-feiras: 18h às 22h
- Sábados: 10h às 22h
- Domingos: 10h às 21h
Onde: Parque Comendador Antônio Carbonari – Jundiaí (SP)
Entrada gratuita (sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível)
Mais informações: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/