Casal não perdeu tempo e garantiu o copo reutilizável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

41ª Festa da Uva e a 12ª Expo Vinhos se consolidam, em 2026, não apenas como celebrações da cultura, da tradição e da agricultura local, mas também como referência em práticas sustentáveis.

Ao longo do evento, visitantes e expositores são convidados a participar de iniciativas que reduzem o impacto ambiental e estimulam a conscientização ecológica.

Coleta seletiva e redução de descartáveis

Entre as principais ações adotadas está a coleta seletiva de resíduos, com orientações para o descarte correto de materiais recicláveis e orgânicos em diversos pontos do Parque da Uva. Para diminuir o uso de plásticos descartáveis, a organização também implementou o uso de copos reutilizáveis e canudos de papel em todas as áreas de alimentação.

Na área de degustação de vinhos, a iniciativa segue um modelo já consolidado em edições anteriores. Os visitantes podem adquirir taças de vidro ou acrílico, que além de garantirem uma experiência mais qualificada, funcionam como souvenires sustentáveis, incentivando a reutilização e reduzindo significativamente o descarte de copos plásticos.

Aprovação do público

A proposta tem sido bem recebida pelos visitantes. Robson França e Evelyn Ribeiro, moradores de Várzea Paulista, destacaram a importância da iniciativa. “Adorei essa ação de sustentabilidade. As festas geralmente não apresentam soluções sustentáveis para a preservação do meio ambiente”, afirmou Evelyn.

Parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil

Um dos patrocinadores da edição 2026, a Coca-Cola FEMSA Brasil, que opera em Jundiaí a maior fábrica do Sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção, leva ao evento seu portfólio de bebidas não alcoólicas aliado a ações concretas de sustentabilidade.

Todo o resíduo de embalagens PET gerado durante a festa é coletado e destinado ao programa sustentaPET, iniciativa da empresa voltada à transformação de embalagens pós-consumo em novas garrafas, promovendo a economia circular.

“O patrocínio da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos 2026 está diretamente alinhado ao nosso compromisso com o desenvolvimento das regiões onde atuamos. Ao incentivar e valorizar eventos culturais e turísticos tradicionais, fortalecemos a economia local, promovemos a identidade do território e ampliamos o impacto positivo junto às comunidades atendidas pela companhia, especialmente em Jundiaí, município estratégico para nossas operações e onde já desenvolvemos iniciativas sociais, educativas e ambientais”, afirma Fabiana Taislam, head de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil.

O patrocínio ocorre por meio de recursos federais captados via Lei Rouanet.

Evento conectado ao futuro da cidade

Para a secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, as ações ambientais reforçam o papel da Festa da Uva como um evento alinhado ao presente e ao futuro do município.

“A Festa da Uva e a Expo Vinhos são muito mais do que um evento: são a expressão da nossa história, da força do produtor rural e da vocação turística de Jundiaí. Contar com parcerias responsáveis podem contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e ambiental da cidade. Iniciativas como a destinação correta dos resíduos PET estão totalmente alinhadas ao nosso compromisso com a sustentabilidade e com a realização de um evento cada vez mais consciente, inclusivo e conectado com o futuro”, destacou.

Com essas iniciativas, a Festa da Uva reafirma seu protagonismo entre os grandes eventos do país, mostrando que é possível celebrar a cultura local aliando tradição, inovação e responsabilidade ambiental.