Padarias de Jundiaí: Nossa Senhora Aparecida, uma das mais tradicionais da cidade
Foto: Divulgação

Pela segunda vez, Jundiaí se destaca no Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo, iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). As padarias de Jundiaí Nossa Senhora Aparecida, Espaço Schiavi, Panificadora Keli, Padaria Nova Jarinu e Bueno Pane figuram na publicação que reconhece a qualidade e tradição dos estabelecimentos jundiaienses.

Lançada nesta terça-feira (25), a segunda edição do guia ganha versão impressa comemorativa, contemplando estabelecimentos de todas as regiões turísticas, de mais de 50 destinos paulistas. Ele também indica a inspiração gastronômica – italiana, portuguesa, judaica, francesa – além de dicas sobre harmonização.

Pioneiro sobre o assunto no Brasil, o guia passou de 150 para 300 padarias, acrescentando serviços como acessibilidade, atendimento em vários idiomas e medidas de sustentabilidade e inclusão social.

Uma oportunidade para o turismo local

O secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena, destaca a importância do Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo para o turismo local: “As padarias são acolhedoras, hospitaleiras, trazem a memória afetiva e uma qualidade impressionante. A partir de agora, vamos trabalhar este segmento como um produto turístico. Queremos as padarias na prateleira das empresas de turismo”.

As padarias de Jundiaí

Com um total de 12,7 mil padarias, São Paulo se destaca como o estado com o maior número de estabelecimentos do ramo no país. Jundiaí, por sua vez, contribui significativamente para esse cenário, com cerca de 100 padarias que geram cerca de 1.500 empregos diretos, conforme aponta Adriano Santos Pereira, presidente da Associação dos Panificadores de Jundiaí e Região (APAN) e proprietário da Panificadora Keli.

Adriano Santos Pereira, da Keli, e presidente da APAN. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com mais de 40 anos no mercado, a Panificadora Keli é muito conhecida pelo seu farto bufê de café da manhã, além da variedade de pães, desde o pão francês até pães artesanais de fermentação natural e pães veganos.

“Para nós, é uma honra estar em mais uma edição do Guia. Padaria é um estilo de vida, e somos o varejo que mais recebe visitas – em média, nossos clientes frequentam padarias 18 vezes ao mês! Temos um vínculo muito forte com eles, e isso torna o dia a dia muito agradável. Estar no Guia mostra que a padaria tradicional ainda tem prestígio no mercado. Acredito que esse reconhecimento é resultado do trabalho dedicado de nossa equipe. Sem eles, nada disso teria sentido”, nos conta animado Guilherme Sibinelli, proprietário do Padaria Nova Jarinu, onde as atrações principais são os sanduíches, tendo o lanche de pernil e o de linguiça como os mais queridos pelo público.

Padarias de Jundiaí: Nova Jarinu, desde 1965
Padaria Nova Jarinu, desde 1965. Foto: Divulgação

Já na Padaria Nossa Senhora Aparecida, sob tutela da família Carbone Ayres desde 1984, brilham a coxinha e o pastelzinho. Segundo aponta José Carbone Ayres, os resultados da publicação são nítidos. “Depois do lançamento do Guia, o movimento aqui tem se intensificado, desde clientes antigos, que não frequentavam a padaria há algum tempo, e novos clientes que descobriram a padaria através do guia. Já conseguimos observar um aumento no fluxo de vendas de aproximadamente 10%. A expectativa é que esse crescimento continue com a chegada de novos clientes.”

Os famosos pasteizinhos e coxinha da Padaria Nossa Senhora Aparecida
Os famosos pasteizinhos e coxinha da Padaria Nossa Senhora Aparecida. Foto: Divulgação

No mercado desde 1983, o Espaço Schiavi é conhecido pela excelência em sua rotisseria. Comandada por Cláudio Schiavi, um italiano radicado no Brasil, a padaria oferece uma verdadeira experiência gastronômica italiana. No cardápio de domingo, os clientes podem encontrar pratos típicos da cidade natal e da região de Schiavi, como a Polenta e Osei, o Casoncei alla Bergamasca e a deliciosa Polenta Taragna, feita de fubá italiano e uma variedade de queijos.

Reconhecimento

O reconhecimento das padarias de Jundiaí no Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo reforça a importância desses estabelecimentos na cultura e no turismo local. Ao preservar tradições e inovar em serviços e produtos, essas padarias não apenas atraem moradores e turistas, mas também contribuem significativamente para a economia da região. Com a segunda edição do guia, espera-se que mais pessoas descubram e apreciem a qualidade e a dedicação das padarias de Jundiaí.