
O Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) – o maior do mundo em cervejarias independentes – revelou os vencedores da sua 12ª edição nesta quarta-feira, dia 6. Dentre centenas de participantes de todo o país, quatro cervejarias do Polo Cervejeiro de Jundiaí e Região conquistaram merecidamente seu lugar no pódio, atestando a qualidade e a diversidade da produção local.
Pelo segundo ano seguido, a Giffa Cervejaria mostrou mais uma vez seu talento e trouxe o ouro para casa, porém nesta edição, foram duas medalhas douradas: uma com a Giffa Bière Brut 2023, na categoria Brut Beer, e outra com a Dark Munich, na categoria European Dark Lager.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento da cerveja Dark Munich, mas a alegria de conquistar o ouro e 97 pontos em 100 na Bière Brut não se explica, a emoção é grande. Após 3 anos de muito estudo e desenvolvimento, lançamos no final de 2023. É uma bebida que une o mundo das cervejas e a elegância dos melhores espumantes”, conta Marcelo Giffoni, proprietário da Giffa.
Outras duas cervejarias que integram o Polo Cervejeiro estrearam na lista dos campeões: Brain Damage e Fermentaria Local. A Brain Damage, de Jundiaí, ganhou o ouro na categoria Irish Red Ale, com sua cerveja Sabra Cadabra. “Sabbra Cadabra é uma cerveja inspirada nos pubs ingleses, tem um sabor doce caramelado e é agradável de beber”, explica Jacqueline Brandão, sócia proprietária.
Já a Fermentaria Local levou a medalha de prata com a cerveja Terra e Fogo, feita com beterrabas assadas em forno a lenha, na categoria Field Beer (cerveja do campo). Localizada em Jarinu, a Fermentaria é focada em cervejas naturais, elaboradas apenas com ingredientes locais, leveduras nativas e maturação em barris de madeira.
“Nossa forma de fazer cerveja gera produtos únicos e dificilmente se encontra algo parecido no mercado. São cervejas difíceis de se produzir e, por sua natureza intrínseca, ainda mais difíceis de se classificar em categorias de uma competição. Esta medalha é uma confirmação da qualidade e unicidade do nosso trabalho”, explica Allan Maple, da Fermentaria.
A Cervejaria Prisma, de Campo Limpo Paulista, já havia sido premiada na edição anterior e faturou mais uma vez o ouro, agora com a cerveja Frambo, uma Berliner Weisse elaborada com framboesa.
“As medalhas conquistadas pelas cervejarias da região no CBC são de extrema importância. Elas não apenas reconhecem o talento dos produtores locais, mas também promovem a reputação da região como um polo cervejeiro de excelência, atraindo turistas e investidores interessados em explorar a diversidade e a qualidade das cervejas produzidas aqui”, destaca Charles Henrique da Cruz, presidente do Polo Cervejeiro de Jundiaí e Região.
“Além disso, essas premiações incentivam outras cervejarias e empreendedores a se estabelecerem na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, completa.
Com um júri composto por especialistas de 21 países, o concurso contou com 4.147 amostras de 567 cervejarias inscritas.