Foto: Canva
Foto: Canva

Durante a Páscoa, um dos pratos mais consumidos é o bacalhau, e para deixar essa refeição em família ainda mais especial, não pode faltar uma garrafa de vinho.

A harmonização entre vinho e comida é uma arte que exige certo conhecimento, mas não há regras fixas. Quando se trata de peixe, geralmente associa-se a vinho branco, mas que tal experimentar um tinto, por exemplo? O mais importante é levar em consideração as suas preferências pessoais na hora de decidir o rótulo.

Para ajudá-lo, selecionamos algumas receitas tradicionais de bacalhau e sugestões de vinhos para acompanhá-las. Mas lembre-se, o vinho escolhido deve ser agradável ao seu paladar, por isso, experimente diferentes combinações e descubra qual é a sua preferida!

Bacalhau à Brás

Esta receita é feita com bacalhau desfiado e leva batata palha, ovos, cebola e azeitona. Sua textura crocante e sabor delicado pede um vinho mais leve, fresco e com boa acidez. Um parceiro interessante é um branco seco, como um Sauvignon Blanc ou um Vinho Verde.

Bacalhau à Gomes de Sá

A receita original propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas, amaciadas em leite e cozidas em azeite com alho e cebola, servidas com azeitona preta, salsa e ovos cozidos. Aqui vai muito bem um espumante brut, bastante fresco e com alta acidez, e pouco açúcar residual. Outra possibilidade é ir na linha dos portugueses e escolher um vinho feito com Alvarinho.

Bacalhau com natas

Este prato apresenta um pouco mais de gordura, pois leva creme de leite em sua composição, além de batata, cebola e queijo gratinado. Portanto, o ideal é um vinho que também tenha mais estrutura e corpo, caso de brancos feitos com as uvas Chardonnay ou Viognier, e se eles tiverem estagiado em barricas de carvalho, darão um toque especial à harmonização.

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau à lagareiro é preparado com as postas do peixe assadas em bastante azeite, acompanhadas de batatas ao murro e alho. Por conta do sabor mais forte que o alho traz ao prato, aposte em tintos frutados e de taninos médios, caso de opções com Merlot, Cabernet Franc, Tempranillo ou Sangiovese.

Bacalhau à Zé do Pipo

Essa versão de bacalhau é feita com postas coradas e puxadas na cebola e no alho, e leva azeitona, purê, maionese e pimentão, gratinado no forno. Para harmonizar, um Chardonnay barricado é uma ótima escolha. Já para quem não abre mão do vinho tinto, uma opção de corpo leve para médio, frutado e com boa acidez, como Merlot, pode ser uma saída segura.

Bolinho ou pastel de bacalhau

Opções fritas, como bolinho e pastel de bacalhau precisam de vinhos com alta acidez para neutralizar a gordura do óleo. Neste caso, vão muito bem espumantes, de preferência brut, que farão um contraste entre o frescor do vinho e a gordura da fritura, ou vinhos brancos mais secos, como um Vinho Verde, ou ainda um exemplar da uva Pinot Grigio.