
Na quarta sexta-feira do mês de junho é celebrado o Dia Mundial do Rosé, que este ano cai no dia 23. Muitas vezes associado ao clima quente e dias ensolarados, erroneamente o vinho rosé é considerado uma bebida exclusiva para os dias de verão. Este vinho delicado e elegante é um dos estilos mais versáteis e que pode ser apreciado durante o ano inteiro, oferecendo uma experiência sensorial única e combinações surpreendentes com pratos variados.
Como é feito o vinho rosé
Diferente do que muitos imaginam, o vinho rosé não é um blend de vinho branco com tinto, embora também possa ser elaborado desta forma. O mais usual – e que traz vinhos de alta qualidade – é a sua vinificação a partir de uvas tintas, que após serem prensadas, suas cascas permanecem em contato com o líquido (mosto) por um período mais curto em comparação ao da elaboração de um vinho tinto. Chamada de maceração, esta etapa serve para extrair cor, aromas e sabores das cascas, que irão variar de acordo com o tempo de contato, a variedade da uva e também conforme o estilo de vinho pretendido.
Outra forma de elaborar um vinho rosé é pela prensa direta, sem o processo de maceração, resultando em uma bebida delicada, de tonalidade sutil.
6 rosés para brindar no Dia Mundial do Rosé
Para te inspirar a descobrir mais sobre este estilo de vinho versátil e encantador, fomos até a Miss Sommèliere buscar algumas indicações:

Chacabuco Rosé
Elaborado com a uva Malbec, na região de Mendoza, Argentina, trata-se de um vinho de entrada, leve, muito fácil de beber. Apresenta aromas de frutas vermelhas, que lembram morango e framboesa, frutas cítricas e tropicais.
Este vinho harmoniza com carpaccio de carne, rúcula e lascas de queijo parmesão; ceviche de peixe; salmão grelhado com legumes frescos salteados na manteiga; sushi e sashimi variados; frango ao curry, e outras receitas agridoces e da culinária oriental.
Eve Encore IGP Mediteranée
Este belo rosé vem da região da Provence, conhecida por elaborar os melhores vinhos deste estilo da França – e talvez do mundo. Um corte das uvas Syrah, Grenache e Cinsault, que passam por prensagem direta, o que confere sua coloração delicada “casca de cebola”.
É um vinho leve e aromático, com notas de frutas vermelhas maduras e flores, perfeito para acompanhar pratos franceses clássicos, como salada niçoise; ratatouille; bouillabaisse – sopa de peixes com frutos do mar; camarões grelhados temperados com limão, alho e ervas provençais, entre outros.
La P’tite Annie Rosé
Também vem de solo francês este rosé, porém a região é o Loire. Elaborado 100% com a Cabernet Franc, predominam notas de cranberry, acompanhadas de aromas de cereja, pêssego e um toque floral. Intenso e bastante fresco, traz uma leve sensação de doçura no final, com acidez pronunciada.
Pode ser servido com terrine de legumes grelhados; salada de presunto e melão ao molho de vinagre balsâmico e mel; Quiche Lorraine; salmão defumado; risoto de cogumelo; queijo de cabra grelhado sobre uma cama de rúcula com um fio de mel; espetinho de camarão na brasa; e fondue de queijo.
Grape Angel Premium Merlot Rosé
Quem procura sugestões de regiões pouco conhecidas, vai se interessar em provar o Grape Angel Merlot, originário da Moldávia. No nariz destacam-se aromas delicados de morango e framboesa, que se repetem em boca ao lado de notas de especiarias.
Muito macio e aveludado, faz ótima companhia a bruschettas de tomate; carpaccio de beterraba com rúcula e nozes picadas; pizzas vegetarianas; wrap de falafel; tábua de queijos – monte com variedades como gouda, brie e queijo de cabra, acompanhados de frutas frescas, nozes e torradinhas.
Parajes del Valle Bobal Rosé
Parajes del Valle Bobal é a sugestão para quem busca um vinho orgânico e vegano. O projeto é da jovem e inovadora enóloga Maria Jover, no coração de Jumilla, no sudeste da Espanha. Feito com a variedade Bobal, pelo método de prensa direta, passa por fermentação espontânea, com leveduras selvagens. Traz aromas intensos de frutas silvestres, com toques cítricos, tais como groselha, cereja, morango e framboesa.
Sirva na companhia de queijos de cabra mais ácidos; burrata com pesto; salmão defumado; gaspacho; bruschettas de tomate e manjericão ou de cogumelos salteados; batatas bravas; espetinhos de legumes grelhados: paella vegana; e embutidos diversos.
Evoluto Rosé Sur Lie
Para finalizar nossa lista, não poderia ficar de fora um espumante nacional para brindar. A indicação é o Evoluto Rosé Sur Lie, de Pinto Bandeira, na região da Serra Gaúcha. Muito elegante, ele é produzido a partir do blend de Chardonnay e Pinot Noir pelo método champenoise. Foram 24 meses de garrafa em contato com as leveduras, que deram cremosidade e complexidade a este belo exemplar.
Suas notas rementem a frutas vermelhas e tropicais, com toques de frutas secas e torrefação, que fazem bonito ao lado de tartar de atum; sushi e sashimi de salmão, atum e robalo; salada de camarão; bruschettas de queijo de cabra e figo; queijos macios, como brie e camembert, na companhia de frutas frescas; carnes brancas; massas com frutos do mar, e até mesmo uma feijoada.
Serviço:
A Miss Sommèliere fica na Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, 400, Santa Teresa – Jundiaí. Telefone: (11) 98828-9440. Horário: terça a sexta, das 10h às 19h; sábado das 10h às 13h.