
No vasto território brasileiro, onde a diversidade se expressa não apenas em paisagens deslumbrantes, mas também nas taças repletas de sabores únicos, nasce o “Brasil de Vinhos“, uma plataforma dedicada ao amplo universo dos vinhos nacionais.
Fundado em 2020, com a missão de ampliar o conhecimento sobre o vinho produzido aqui, e celebrar a riqueza e qualidade dos vinhos nacionais, o Brasil de Vinhos tem se tornado uma referência para os amantes da bebida que buscam descobrir novos rótulos, aprender sobre as vinícolas locais e acompanhar as últimas tendências do setor.
Com centenas de vinícolas catalogadas de diferentes estados do país, o Brasil de Vinhos consolidou sua presença em diversos canais, como Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp, Spotify e Facebook, conquistando milhares de seguidores.
Valorizando o vinho brasileiro
A plataforma foi ao ar no final de abril de 2020, pelos esforços de quatro profissionais apaixonados pelo universo do vinho: Róger Thieme Perotto, Luiz Gustavo Lovato, Caroline Dani e Lucia Porto.
Lucia, que é jornalista, empresária e sommelière, nos conta como surgiu o projeto. “No início da pandemia, em casa, fomos nos unindo com algo em comum: o vinho. Percebemos que o consumo de cerveja diminuiria e o do vinho cresceria, o que de fato aconteceu. Cada um com um envolvimento diferente com a bebida, nos unimos e começamos a conversar e debater como poderíamos ajudar as vinícolas, principalmente as pequenas, a aumentar sua exposição e consequentemente suas vendas”.
A plataforma começou como um “catálogo” virtual de vinícolas, mas com o tempo ganhou novas ferramentas, canais e funcionalidades. Um recurso muito interessante é o mapa no site, que permite localizar diferentes vinícolas em diversas regiões do Brasil, facilitando a criação de roteiros para enoturismo.
“O Brasil de Vinhos nasceu para divulgar e fortalecer as vinícolas, independentes de porte, relevância ou conhecimento. Percebemos a cada dia que os nossos conteúdos chegam a mais e mais pessoas, sentimos isso pela forma com que as vinícolas e os personagens do vinho se referem a nossa plataforma, cada vez mais relevante e significativa no segmento”, explica Lucia.
Ainda dentro desse compromisso com a educação vinícola, o site apresenta a série Brasil de Vinhos RECEBE. Essa série de entrevistas conduzidas pelos sócios traz profissionais do setor, abordando temas que vão desde comunicação e enologia até mercado, arquitetura, literatura e legislação.
“No final de 2023 tivemos uma reformulação total do site, que levou o Brasil de Vinhos para outro patamar, transformando a plataforma em um veículo de comunicação e relevância, um verdadeiro hub de notícias do vinho brasileiro multi-canal”, completa Lucia.
Próximos passos
Ao produzir conteúdo, disseminar informações e propagar a cultura do vinho, o Brasil de Vinhos visa despertar o reconhecimento do consumidor brasileiro pelos vinhos e produtores locais. A essência está em contar histórias e apresentar quem está por trás da produção do vinho, conectando diretamente os produtores aos apreciadores.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, afinal, o universo do vinho é infindável. E o Brasil é gigante, explicitamos isso na nossa marca: Brasil de Vinhos, e demos esse nome porque sim, o Brasil é formado por muitos vinhos, diferentes, não há um igual a outro. Nosso papel é mostrar isso, contar sobre as vinícolas, as regiões, os terroirs, as pessoas que produzem o vinho, que plantam a uva, que pesquisam nos laboratórios, que vendem nos restaurantes, nas lojas, nos sites, que ensinam nos cursos, que bebem o vinho”, conclui Lucia.
Jundiaí na pauta
Recentemente, o Brasil de Vinhos produziu uma matéria destacando 31 enólogos brasileiros que devem brilhas nos próximos anos, e na lista está Ariana Sgarioni, responsável pela Adega Beraldo di Cale, de Jundiaí.
Ariana também é presidente da Associação Paulista dos Produtores de Uva, Vinho e Derivados – Vitis Paulista, e foi presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo. Além disso, em parceria com o marido, está à frente da empresa Enoconexão, que comercializa uva e ministra cursos e eventos sobre a produção de vinhos.