Foto: Daniel Zimmermann
Foto: Daniel Zimmermann

A 11ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas – um dos maiores do mundo – encerrou-se nesta quarta-feira (8) com um resultado histórico para Jundiaí. Pela primeira vez, uma cervejaria da cidade recebeu a medalha de ouro na competição.

Representando o Polo Cervejeiro de Jundiaí e Região, a cervejaria Giffa foi premiada com o ouro na categoria Berliner-Style Weisse, com a cerveja Sour Amarena.

Mais duas cervejarias que integram o Polo foram premiadas: a Cervejaria Prisma, de Campo Limpo Paulista, foi ouro na categoria Leipzig-Style Gose com a cerveja Oceana, e a TexBeer, de Itupeva, recebeu medalha de prata na categoria American-Style Imperial Stout com a cerveja Maria Manuela.

“A Sour Amarena possui um estilo clássico da Alemanha, a base de malte de trigo e um frescor típico do estilo onde por uma fermentação secundária e controlada adquire uma acidez fina, lembrando até um espumante”, comenta Marcelo Giffoni, proprietário da Giffa. “Queríamos algo a mais nessa cerveja e, após muitos estudos, chegamos nesta receita, que tem uma característica única de ser levemente mais ácida e aromática que as normais. A Sour Amarena carrega a alma da Giffa e é motivo de orgulho para Jundiaí”, explica.

“Esse é o principal concurso do Brasil, e devido a quantidade de cervejas inscritas desse ano, se tornou o maior concurso de cervejarias independentes do mundo. Cervejas do Brasil inteiro se inscreveram, e trazer uma medalha dourada para Jundiaí só reforça que a cidade tem muita cerveja boa e que jundiaiense não precisa sair daqui para beber ótimas cervejas”, comenta Charles Henrique da Cruz, fundador do Polo Cervejeiro de Jundiaí.

Ao todo, participaram do concurso 565 cervejarias de 25 estados diferentes, com um total de 4.085 amostras.

Trem da Cerveja, próxima parada: Giffa

A cervejaria Giffa Imperial será o destino do próximo Expresso Turístico – Trem da Cerveja, que chega a Jundiaí neste domingo (12). O Expresso parte da Estação da Luz, em São Paulo, às 8h30, e o trajeto de ida tem duração de aproximadamente uma hora e meia, seguindo pelos trilhos da antiga São Paulo Railway Company, a primeira ferrovia do estado, datada de 1867, que ligava Santos a Jundiaí.

Durante o percurso de ida, os participantes terão a oportunidade de degustar as cervejas artesanais da Giffa Imperial, na companhia de petiscos, suco e água. A parada final é na própria cervejaria, onde haverá visitação à fábrica para conhecer o processo de produção da bebida e provar a cerveja diretamente dos tanques. A volta está prevista para as 16h30, com chega a São Paulo às 18h15.

O ingresso custa R$ 275 e inclui os bilhetes de trem e do transporte rodoviário (ida e volta), música e serviço de bordo, cerveja à vontade no trecho de ida e visitação à fábrica, com apresentação da Giffa pelo mestre cervejeiro e degustação direto do tanque com um copo personalizado.