
Depois do sucesso da cerveja holandesa conhecida pelo rótulo característico, agora, a marca lança um próximo desafio: produzir e vender a linha sem álcool da bebida, a Heineken 0.0.
A partir do primeiro trimestre de 2019, essa será a grande aposta da Heineken. A ideia procura estimular o consumo responsável da cerveja e acompanhar a tendência europeia, que associa este tipo de bebida a um estilo de vida saudável.
A versão 0.0 no tamanho long neck tem 69 calorias, menos da metade de uma Heineken comum e o gosto, segundo garante a empresa, continua igual ao da cerveja.
“Nossa 0.0 tem gosto de cerveja e o amigo da vez ou alguém que queira se refrescar, mas tenha de trabalhar, por exemplo, agora tem uma opção gostosa. Imagine o potencial que nós temos”, disse o presidente do grupo no Brasil, Maurício Giamellaro, em entrevista ao Estadão.
Para galgar espaço no mercado, a empresa vai apostar em campanhas publicitárias, degustações e estratégias de venda, ações que foram utilizadas para aumentar a popularidade da Heineken no país. “Seguiremos essa aprendizado que foi muito bem sucedido”, destacou Bram Westenbrink, vice-presidente de marketing da Heineken Brasil.
No último trimestre, a operação brasileira se tornou a maior do mundo em volume.
Novo mercado
Mesmo levando em conta os sucessos já registrados da marca no país, os desafios são grandes. “Além da questão de sabor, há uma percepção de que bebida light é fraca e, entre os homens, existe um certo machismo. Também nunca houve campanhas muito efetivas pelo consumo de bebidas sem álcool no Brasil”, diz o consultor Adalberto Viviani ao Estadão.
Captar consumidores é outro obstáculo. No Brasil, o mercado das cervejas sem álcool é extremamente pequeno, por isso, será preciso desbravar.
Na Alemanha, por exemplo, atletas consomem cerveja sem álcool para se recuperar das competições. Estudos provam que a bebida diminui as inflamações nos músculos.
Outra alternativa, mas que não será suficiente, é levar essa opção para quem, por questões médicas, não pode ingerir bebida alcoólica.