Inovações natalinas: panetones inusitados conquistam paladares brasileiros

O panetone, tradicional na mesa dos brasileiros durante as festas de fim de ano, ganha cada vez mais versões inusitadas, conquistando paladares e movimentando o mercado gastronômico. Originário da Itália, o panetone clássico, com frutas cristalizadas, deu espaço a criações peculiares que vão além do imaginável.

Em Calópolis (PR), Mayra Stetner e Maykon Depizzol, proprietários de um restaurante japonês delivery, decidiram inovar com o “sushitone”. A ideia surgiu ao perceberem a tendência viral desse novo conceito nas redes sociais. O panetone de sushi, feito com salmão grelhado ou fresco e cream cheese, pesando cerca de 3 kg e vendido a R$ 96, já se tornou um sucesso na região, com encomendas não apenas na cidade natal, mas também em municípios vizinhos.

“Eu amo comida japonesa, meu marido cozinha super bem e vimos na venda de comida oriental a oportunidade de um negócio. A gente se mudou para Calópolis no início do ano, o restaurante tem um mês e meio e a procura pelo “sushitone” surpreendeu, está alta. Já temos encomendas para essa semana mesmo e além da nossa cidade, vendemos até para cidades vizinhas”, conta Mayra em entrevista ao portal O Tempo.

A empresária destaca que o investimento em novidades é arriscado, mas vale a pena, especialmente quando se trata de um público fiel, como os apreciadores de comida japonesa. “O que a gente está fazendo é uma novidade e as pessoas ficam interessadas nisso”, afirma.

Outra versão que tem conquistado os amantes da gastronomia é o “Churrascotone”, desenvolvido pelo churrasqueiro José Mateus, conhecido nas redes sociais por suas habilidades culinárias. O panetone salgado, feito com pão de calabresa, costela desfiada, queijo minas e queijo muçarela, ainda não está à venda, mas já despertou grande interesse, com pedidos dos seguidores para compartilhar a receita.

José Mateus revelou que o “Churrascotone” foi inicialmente uma criação para suas redes sociais, mas devido à grande repercussão, ele planeja comercializá-lo no próximo ano: “Fiz só para o Instagram, mas ano que vem meu restaurante está aberto e a gente faz para encomenda”, declarou o churrasqueiro.

Fonte: Jornal O Tempo