coxinha kiosque roseira

A melhor coxinha de queijo de Jundiaí veio lá do bairro da Roseira, Zona Leste da cidade, para conquistar os títulos do júri técnico e também da população. Nesta terça (18), dia nacional dedicado à iguaria, o Kiosque Roseira foi o grande campeão do “Festival: A Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí – Edição 2021”, promovido pela Prefeitura de Jundiaí.

O resultado deste ano repete a conquista da primeira edição do concurso, quando o Kiosque Roseira abocanhou os dois títulos. No ano passado, o Lambuza Bistrô foi o campeão do júri técnico e o Kiosque levou o título na votação popular.

Os donos da coxinha campeã, Mônica Leonardi Schincariol e César Leonardi Oliveira, fizeram questão de agradecer aos clientes e todos que fizeram campanha para votar na escolha popular – vencida com 1.644 dos 4.074 votos (40,4%). Eles também se emocionaram ao falar da mãe, Laurinda Leonardi, 75 anos, que foi a responsável por criar toda a história do empreendimento.

Primeira-dama Vanessa Machado parabeniza os campeões do concurso (Foto: Tribuna de Jundiaí)

“Quem nos conhece sabe que fazemos tudo com muito amor. É um alimento não só para o corpo, mas que também atinge a alma. Estamos nos sentindo maravilhados com tudo isso”, comentou Mônica. “Este título é de todos que nos ajudam a produzir as melhores coxinhas de Jundiaí e também da mãe. Tudo começou com ela em 1987, quando ela vendia frutas. Aos poucos foi aprimorando, vendendo também pastéis até chegar aqui”.

Degustação

A escolha do vencedor aconteceu no Complexo Fepasa, sem a presença de público. Os cinco jurados experimentaram as coxinhas de todos os participantes. Tanto a degustação quanto a apresentação e estética foram feitas às cegas, ou seja, os técnicos não sabiam de quem era a coxinha que estavam avaliando.

Jurados usavam técnicas distintas para avaliar as iguarias dos concorrentes (Foto: Tribuna de Jundiaí)

As estratégias para dar as notas eram as mais diferentes possíveis: eles cheiravam as coxinhas, mordiam, arrancavam pequenos pedaços, olhavam e até esticavam o queijo para analisar a consistência do recheio. Eles também comemoraram o fato de poder voltar a participar de eventos presenciais. “É reconfortante poder estar aqui, participar presencialmente do concurso tomando todas as precauções, evidentemente. Foi tudo perfeito, gostei muito”, disse Bruna Calderon, tecnóloga em Gastronomia convidada para participar do júri.

[tdj-leia-tambem]

A escolha do vencedor do concurso contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Vanessa Machado, dos gestores Eduardo Alvarez (Agronegócio, Abastecimento e Turismo) e Marcelo Peroni (Cultura).

Delícias de Jundiaí foram colocadas à prova no concurso deste ano: sucesso (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Premiação

Além do título da melhor coxinha de queijo de Jundiaí, em ambas as categorias, o Kiosque Roseira recebeu duas placas comemorativas, a divulgação no site do Turismo de Jundiaí e poderá comercializar a coxinha em quiosque específico na Festa da Uva, pelo prêmio da categoria Júri Técnico e um espaço para comercialização na área do Empório de Jundiaí pela votação popular.

Participaram da Edição 2021 os estabelecimentos: A Casa do Salgado, Delícias da Léia, Kiosque Roseira, Lambuza Bistrô, Marinhos Bar, Padaria e Confeitaria Nossa Senhora Aparecida, Sua Coxinha, Tropicana e Vica Salgados.

Serviço

Kiosque Roseira

Endereço: Avenida Humberto Cereser, 5221, Roseira

Telefones: (11) 4584-0030/95636-4021

Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 19h

Facebook: Kiosque Roseira

Instagram: @kiosqueroseira