Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Começa hoje, 1 de agosto, a 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM, que segue até quinta, dia 3, no novo Centro de Enologia de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani (Etec BeSt), pertencente ao Centro Paula Souza.

Com o objetivo de celebrar a identidade vinícola nacional e as tradições dos imigrantes europeus, o evento irá reunir produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas, mostrando a qualidade e benefícios desses produtos quando consumidos com moderação.

Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil é reconhecido como um dos maiores produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas do mundo. Segundo a empresária Zoraida Lobato, o concurso tem a importância de consolidar a ideia de que os vinhos de uvas híbridas são resultado de anos de pesquisas e do trabalho dedicado dos melhores técnicos em agricultura do país, oferecendo qualidade e características organolépticas singulares.

Os vinhos serão avaliados por categorias e os critérios seguem as mesmas regras utilizadas em todos os concursos internacionais. Presidido pelo jornalista Eduardo Viotti e coordenado por José Luiz Tavares, o corpo de jurados é composto por Mauro Celso Zanus, da Embrapa (RS), Vinícius Caliari (SC), Irineu Guarnier (RS), Veronica Pavan (SP), Fausto Longo  (SP), Marite Dal’Osto (SP, Fabio Lenk (PE), Renato Frascino (SP), Debora Colombo (SP) e Rogerio Raupp Ruschel (SP).

A iniciativa conta com o apoio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais e Sindivinho RS, além da Prefeitura de Jundiaí e do Centro de Enologia da ETEC Benedito Storani.