
Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos e atentos acompanharam todos os movimentos dos seus pequenos no palco.
Suely Angelotti, Luiz Bernardo Begiato e Wagner Vieira Chachá, a diretoria da APAE, também acompanharam a apresentação. A apresentação também contou com a participação da coordenadora de Assistência Social, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo e dos professores André Martins Farias e Karen Ferreira Fiorini de Souza Meloque.
“A gente sabe que cada um tem um tempo diferente e a performance deles é sempre uma surpresa. Alguns vão querer ficar ao lado dos pais, outros não vão querer descer do palco, ao final da apresentação. Eles fizeram as aulas, participaram dos ensaios, mas na hora é uma surpresa gostosa de vivenciar”, comentou o professor André.
Ele reforça que, apesar do tempo diferente de cada um, a música consegue minimizar e acolher a todos. “O palco é um espaço democrático, acolhe a todos que querem se expressar. A dança que a gente pretende não é aquela coisa física, alongada. Nós buscamos a dança de cada um, os movimentos de cada um, que juntos foram a apresentação”, completou. De acordo com ele, o grupo ensaiou o espetáculo Estações cinco vezes.

Orgulho
Juliana Dumalakas Guerra, mãe do Arthur, que está prestes a completar sete anos, estava emocionada e orgulhosa de acompanhar a evolução do filho. Segundo ela, Arthur frequenta a APAE e o Centro de Atendimento à Síndrome de Down desde maio de 2023. De lá para cá, a evolução dele é visível.
“Ele está calmo, mais centrado nas coisas, presta mais atenção, gosta muito de dança. Em dezembro, ele dançou no Polytheama, no espetáculo de fim de ano, e agora, o professor André nos fez o convite e de pronto, aceitamos. Sinto que ele está desenvolvendo bastante as suas habilidades, noção de espaço e a socialização. A dança permite que ele se aproxime de outras crianças, dos próprios downs e ele gosta de estar com elas, ele gosta de ir para a APAE e nós ficamos muito felizes e orgulhosos”, contou
“A APAE está de parabéns e que continue assim: mobilizar os familiares para participar é muito importante para que nossas crianças se sintam seguras e este tipo de apresentação faz com que eles se sintam inseridos no mundo”, completou.

Arte e Movimento
O Projeto de Artes “Arte e Movimento” tem por objetivo educar e transformar a criança e o adolescente com deficiência através de oficinas de dança e vivências artísticas e culturais, visando seu desenvolvimento, sua inclusão social e comunitária e a melhoria de sua qualidade de vida. O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo associado à deficiência intelectual na faixa etária de 06 a 17 anos.
O projeto é objeto do Termo de Fomento 12/23 financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal com gestão da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social – UGADS.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		