Bailarinos da Cia. Jovem de Dança
Foto: Divulgação/Mijael Peredo

A parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí e o grupo Koma Ballet proporciona mais uma oportunidade única para os bailarinos da Cia. Jovem de Dança. Graças a essa colaboração, três bailarinos da companhia participaram de um intercâmbio de um mês na Dinamarca. Os escolhidos para representar Jundiaí foram Gean Marcos, Isabela Ivanov e João Lucas Alves, que passaram uma temporada na cidade de Odense.

Cia. Jovem de Dança: o corpo artístico municipal de dança

A Cia. Jovem de Dança é o corpo artístico municipal de dança vinculado à UGC da Prefeitura de Jundiaí. Desde sua retomada, em 2018, a companhia tem cumprido com excelência suas principais funções: formar novos talentos, incentivar a apreciação da dança e promover intercâmbios de saberes entre diferentes culturas.

A colaboração com o Koma Ballet já havia rendido frutos em 2023, quando o bailarino Gean Marcos participou de um intercâmbio e, em julho deste ano, três bailarinos da companhia dinamarquesa visitaram Jundiaí. Entre eles estava Caroline Rodrigues, ex-integrante da Cia. Jovem de Dança e uma das fundadoras e gerentes artísticas do Koma Ballet.

Durante o mês de intercâmbio, os bailarinos estiveram acompanhados do diretor artístico Alex Soares, e participaram das apresentações do clássico “Quebra Nozes” nos dias 20 e 21 de dezembro no Odense Koncerthus. Cada um dos bailarinos teve a oportunidade de interpretar diversos papéis, contribuindo para o sucesso das apresentações.

O espetáculo, assinado por Alex Soares, foi um marco na temporada, com a casa cheia e uma resposta calorosa da plateia, o que gerou grande emoção entre os participantes.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

O impacto do intercâmbio na formação dos bailarinos

Isabela Ivanov, uma das bailarinas que participou da viagem, compartilhou sua experiência. Para ela, esta foi a primeira viagem internacional a trabalho com a companhia, e a vivência tem sido ao mesmo tempo incrível e desafiadora.

“Tem sido um prazer se dedicar a essa rotina de ensaios, dança e muito trabalho, apesar dos desafios como o idioma e o frio, que são bem diferentes do Brasil. Fazer parte da Cia. Jovem de Dança me trouxe grandes oportunidades, como trabalhar com grandes nomes como Alex Soares e Andrea Thomioka, e agora me trouxe até aqui.”

João Lucas Alves também comentou sobre as lições aprendidas no intercâmbio. Para ele, a valorização da arte na Europa é visível, com teatros mais cheios e uma maior oferta de oportunidades para os bailarinos.

“Sou muito grato à Cia. Jovem de Dança por me proporcionar a chance de trabalhar com Alex, um dos maiores nomes da dança no Brasil. Agora, com minha primeira viagem internacional, estou aprendendo ainda mais, tanto em relação ao meu trabalho quanto à minha visão de mundo.”

Gean Marcos, que interpretou o papel de príncipe em “Quebra Nozes”, traçou um paralelo entre essa e a primeira experiência de intercâmbio que teve no ano passado. “O convite chegou de forma inesperada, mas fiquei muito feliz. Sinto que esse reconhecimento é resultado do meu trabalho e esforço. Minha técnica evoluiu muito no último ano, e além disso, minha mentalidade e experiência também mudaram. Agora, busco novas oportunidades, como audições e apresentações”, explicou Gean.

A importância da parceria com o Koma Ballet

Alex Soares, diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, reforçou a importância dessa parceria internacional. “Este intercâmbio solidifica o trabalho da companhia, que sempre teve o objetivo de preparar os bailarinos para palcos internacionais. Ver o amadurecimento desses jovens artistas é uma grande conquista. A parceria com o Koma Ballet não só trouxe novos aprendizados para os bailarinos, mas também contribuiu para a construção de uma ponte cultural entre o Brasil e a Dinamarca”, destacou Alex.

Ele também expressou gratidão ao gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e ao diretor Wagner Nacarato, que se empenharam para viabilizar essa parceria, destacando o impacto positivo que ela tem para o futuro da Cia. Jovem de Dança e para o Koma Ballet.

O sucesso da temporada de apresentações, com casa cheia e uma recepção calorosa do público, demonstra o crescimento contínuo da colaboração entre as duas companhias. A parceria promete continuar a se expandir, com novas montagens do clássico “Quebra Nozes” e oportunidades para mais bailarinos de Jundiaí no futuro.

[tdj-leia-tambem]