Equipe da DAE Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí/ DAE Jundiaí

Em 2024, a DAE Jundiaí deu passos significativos para melhorar o abastecimento de água na região, beneficiando seus 118 mil clientes. Dois novos reservatórios, localizados nas regiões do Ivoturucaia e do Jardim do Lago, foram entregues, aumentando a capacidade total de reservatórios para 85 milhões de litros de água, com 60 estruturas em operação. Esses avanços representaram um investimento superior a R$ 10 milhões, financiados pelo Programa Saneamento para Todos-FGTS, por meio da Caixa Econômica Federal.

Para reforçar o abastecimento, a DAE Jundiaí iniciou a construção de uma nova adutora que conectará a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) aos bairros do Vetor Oeste. As obras passaram por vários pontos estratégicos da cidade, incluindo a avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, rua Barão de Teffé e Jardim Ana Maria.

Um dos destaques foi a instalação de um cavalete de adutora no Córrego das Valquírias, com 16 metros de comprimento e diâmetro de 1.000 mm. Segundo o gerente de Obras de Água, Osmar Raphael, a previsão é que a adutora esteja em operação em janeiro de 2025.

Monitoramento e certificação da qualidade da água

Outro destaque de 2024 foi a instalação de oito estações de monitoramento para avaliar a qualidade e vazão da água nos rios Jundiaí, Jundiaí Mirim, Capivari e Guapeva. Além disso, a ETA-A sediou um projeto piloto para obtenção da certificação ISO 9001:2015, que estabelece padrões de excelência em gestão de qualidade.

A DAE Jundiaí concluiu 13 dos 21 quilômetros previstos para o remanejamento de redes de água, reduzindo perdas e ocorrências de vazamento. Também finalizou as redes de esgotamento sanitário nas regiões do Champirra e Mato Dentro, ampliando a cobertura de saneamento na cidade.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Sustentabilidade e energia renovável

Em dezembro, a DAE Jundiaí iniciou a construção de uma usina fotovoltaica no estacionamento da sede administrativa. Essa iniciativa garantirá energia limpa para unidades de baixa tensão e cobertura para mais de 300 vagas de estacionamento.

Estudos também foram iniciados para o rebaixamento da represa de Acumulação, com o objetivo de ampliar a capacidade de armazenamento de água bruta em 25%, passando de 9,3 bilhões para 12,5 bilhões de litros.

Gestão e planejamento sustentável

A DAE publicou a quarta edição de seu Relatório de Sustentabilidade, destacando aspectos ambientais, econômicos, sociais e de governança. Paralelamente, iniciou a elaboração de um Plano Estratégico ESG (Ambiental, Social e Governança) para os próximos cinco anos, com suporte da equipe da FIA/USP. “O objetivo é garantir um futuro mais sustentável para a empresa”, afirmou Maria Carolina Dutra, chefe da Seção de Sustentabilidade.

A empresa também adotou um novo software de gestão administrativa, o ERP Protheus, da TOTVS, para integrar e centralizar as operações, aumentando a segurança dos dados.

Reconhecimento de excelência financeira da DAE Jundiaí

Pelo segundo ano consecutivo, a DAE Jundiaí obteve a nota brAA em avaliação realizada pela Austin Rating, com perspectiva elevada de “neutra” para “positiva”, reafirmando sua solidez financeira e credibilidade no mercado.

Certificado DAE Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí/ DAE Jundiaí

[tdj-leia-tambem]