
Jundiaí finalizou o calendário do “Novembro Negro” com uma cerimônia de homenagem ao Negritude Futebol Clube. A cerimônia aconteceu no auditório do paço Municipal, na noite de quinta-feira (8). A ação partiu da Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Na oportunidade, o clube recebeu uma placa em reconhecimento à luta, resistência e relevância no cenário social de Jundiaí.
Diversas instituições, como o Coletivo Negro, a cadeira de Etnias ligada ao Conselho de Política Cultural, do Clube 28 de Setembro, e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jundiaí (CMPDCN) e do Estado de São Paulo (CPDCN), indicaram o Negritude Futebol Clube à homenagem.
Vandeco, um dos diretores do Negritude de Futebol Clube, ficou emocionado com a homenagem. “A ação ficará na memória de todos os membros do nosso time. Para nós, isso é um reconhecimento de todo o trabalho que temos realizado durante 35 anos e isso com certeza nos motiva a fazer muito mais. Temos certeza que estamos no caminho certo”, afirma.
Não termina em Novembro
“O calendário do ‘Novembro Negro’ chegou ao fim, mas a meta da Assessoria de Políticas para Igualdade Racial é replicar as ações durante todo o ano de 2023″, comentou o Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva. De acordo com Silva, o projeto recebeu apoio do Prefeito Luiz Fernando Machado. “Estamos preparados para, no ano que vem, realizar 365 ações temáticas”.
[tdj-leia-tambem]
“O ‘Novembro Negro’ mostrou para as pessoas que a cidade está empenhada na luta antirracista. Esse foi o ano em que conseguimos realizar o maior número de atividades. Com isso, trouxemos momentos de reflexão, demos voz e evidência a organizações que fazem parte da luta diária, como é o caso desse time, homenageado nesse encerramento”, explica o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O Negritude Futebol Clube existe desde 31 de dezembro de 1987. Desde então, realiza trabalhos em prol de famílias em vulnerabilidade social. Além disso, o time é conhecido em todo o Estado de São Paulo pela participação em jogos festivos e pelo trabalho feito com a comunidade.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		